A História dos
Videogames
Quem não se lembra do
Nintendinho de 8 bits, nunca teve um Atari 2600 ou
cobiçou os fantásticos jogos do computador MSX?
Pois é, estas foram lembranças inesquecíveis de
anos dourados que marcaram a vida de muitos
marmanjos de hoje, e só povoam a imaginação dos
mais jovens.
Em um mundo onde os
consoles são o estado da arte da tecnologia do
entretenimento digital, e movimentam uma
indústria de bilhões de dólares, as pessoas se
perguntam quando, como e por que tudo isso começou. E esse é
exatamente o foco desta reportagem especial de
Outer Space, que tentará mostrar um pouco desta
indústria que hoje diverte milhões de pessoas, e
traz felicidade a muitos lares em todo planeta, se
tornando a cada dia que passa, uma linguagem
universal.
No decorrer dos
próximos meses, acompanhe-nos em uma viagem de magia,
curiosidades, nostalgia e muitas trapalhadas, enquanto dissecamos
por ordem cronológica, a história dos
videogames. Colocaremos 3 partes desta
extensa matéria todas as segundas-feiras de cada
semana, até totalizar os seus 40 capítulos!
E começaremos nosso túnel do
tempo na
década de 50, onde um homem iria inventar o
conceito que mudaria nossas vidas para
sempre...
1958 - O
ESQUECIDO
Depois
de muitas contradições, há consenso hoje entre
os historiadores que o primeiro jogo conhecido foi criado pelo físico Willy Higinbotham, para
atrair visitantes ao Brookhaven National
Laboratories, no estado de Nova Iorque. Naquela
época, em plena Guerra Fria, era praxe haver um
dia para a população visitar as instalações do
laboratório, e ver todo o poderio nuclear do Tio
Sam. Willy, preocupado em não deixar ninguém
bocejando em sua visita ao complexo, criou em suas
horas vagas um jogo de tênis bastante simples,
que era mostrado em um osciloscópio e processado
por um computador analógico. Foi um sucesso, e
durante meses, era a atração mais cobiçada pelo
público, que não estava nem um pouco interessado
em saber sobre megatons e fissura de átomos.
Mais tarde, o
cientista aperfeiçoou seu jogo, que recebeu o
sugestivo nome de "Tennis Programming",
adaptando-o para ser mostrado em um monitor de 15 polegadas. Mas
infelizmente, o projeto, conhecido também como
"Tennis for Two", jamais foi patenteado,
pois Willy não tinha vislumbrado seu potencial e
acreditara na época que não tinha inventado nada
demais. Mais tarde, o físico declarou em diversas
entrevistas que seria possível comercializar o
jogo em versão doméstica, adaptado à TV, se o
tivesse vendido a alguma grande empresa.
O fato é que o
"verdadeiro" pai dos videogames morreu
em 10 de Novembro de 1995, sem ter ganhado um
centavo sequer por seu invento pioneiro, fonte de
inspiração para diversos designers como Steve
Russell e Nolan Bushnell. Willy Higinbotham, assim
como seus colegas do projeto Manhattan (do qual
participou ativamente), infelizmente ficará nas
lembranças de todos por ter contribuído para a
invenção da aterrorizante bomba atômica, e não do primeiro
videogame. Uma lástima.
1962 - O
ESCOLHIDO
Consta no site do
conceituado Massachusetts Institute of
Technology (MIT), que o primeiro jogo da história não foi
Tennis Programming, e sim Spacewar!, desenvolvido
em 1961 por Martin Graetz, Stephen Russell e Wayne
Wiitanen, que foram inspirados nos livros de
ficção científica do autor (já falecido) E.E.
"Doc" Smith.
A primeira versão de
Spacewar! rodou em um computador DEC PDP-1 em
1962, e foi programada por Stephen Russell, Peter
Samson, Dan Edwards, Martin Graetz, Alan Kotok,
Steve Piner e Robert A Saunders, em puro Assembly.
O DEC PDP-1 custava
US$ 120 mil em dólares de 1961, uma verdadeira
fortuna. Com esse dinheiro, os
pesquisadores tinham à sua disposição 4 KB de memória,
cartões perfurados, monitor, processador de
18 bits e uma caneta ótica, que eram utilizados
para fazer cálculos complexos e... jogar Spacewar!.
O objetivo dos programadores, mais uma vez, era
chamar a atenção do público, que visitava as
instalações do MIT só para ver esta maravilha
tecnológica, que foi o primeiro minicomputador a
ser fabricado. Como o DEC PDCP-1 era uma peça,
digamos, que não empolgava ninguém, eles
resolveram fazer o joguinho, utilizando conceitos
de física real, como aceleração e gravidade,
para estimular os visitantes a ingressar no mundo da
informática. Spacewar! foi um sucesso, e todos os
pesquisadores do próprio MIT iam dar um pulinho
no departamento onde estava o PDP-1 só para
experimentar o jogo.
Muitos
historiadores corroboram com a afirmação do MIT,
e colocam Stephen Russell como o inventor dos
videogames modernos, e Spacewar!, como o primeiro
jogo eletrônico já feito. Mas, hoje sabe-se que,
na verdade, ele foi o segundo jogo a ser
produzido, cabendo o mérito e pioneirismo ao
nosso amigo Willy Higinbotham e o seu simples
"Tennis Programming".
Por conta disso, Stephen Russell já não é mais
reconhecido como "o escolhido", ou o
"inventor dos jogos
eletrônicos".
Spacewar!, já em
1962, continha elementos utilizados em sucessos da
década de 70, como Asteroids e PONG. A física,
emulada através de complicados algoritmos, era o
ponto forte de sua jogabilidade simples e
divertida.
Clicando
aqui, você poderá jogar Spacewar! através
de um emulador em JAVA desenvolvido por estudantes
do MIT.
1968 - A PATENTE
DO VIDEOGAME
Ralph
Baer, hoje conhecido mundialmente como o pai dos
consoles de videogame, nasceu em 1922 na
Alemanha Oriental. Sua biografia, como era de se
esperar, mostra como o destino uniu-o à causa que
o deixou famoso para sempre. Com medo das loucuras
de Hitler, fugiu da Alemanha nazista em 1938, indo
morar nos Estados Unidos. Mas de nada adiantou,
pois os EUA entraram na 2º Guerra no ano
seguinte, e ele voltou a Europa para a batalha,
trabalhando no serviço de inteligência, de onde
saiu com vida. De volta ao mundo livre, e depois
de conseguir seu diploma em engenharia
eletrônica, Baer trabalhou em várias empresas,
mexendo com Radio e TVs e patenteando diversas
invenções na sua área. Mas foi como empregado da Sander
Associates, em 1966, que ele teve a idéia que
colocaria para sempre seu nome nos anais da
história. Sua criação? Uma máquina
que rodasse jogos eletrônicos através da TV, que
custasse barato e pudesse ser utilizada por qualquer pessoa que
quisesse se divertir.
Com o auxílio de
amigos e colegas na Sanders Associates, surgiu em
1967 um primeiro esboço de sua idéia, o "chasing
game", um rudimentar jogo de "Ping Pong",
onde 2 quadrados controlados pelo jogador podiam
ser movidos pela tela. Satisfeito
com a idéia geral do produto, Baer tratou de patenteá-lo e
apresentou em 1968 o protótipo do videogame,
chamado de "Brown Box", e que rodava
jogos de futebol, voleibol e até mesmo de tiro.
O "Brown
Box", o primeiro protótipo de um videogame,
e a espingarda com celulas fotoelétricas que é a
precursora das pistolas dos consoles modernos
Eis o
texto oficial da patente do primeiro console de videogame,
pedida por Ralph Baer:
"The
present invention pertains to an apparatus [and
method], in conjunction with monochrome and color
television receivers, for the generation, display,
manipulation, and use of symbols or geometric
figures upon the screen of the television
receivers for the purpose of [training simulation,
for] playing games [and for engaging in other
activities] by one or more participants. The
invention comprises in one embodiment a control
unit, an apparatus connecting the control unit to
the television receiver and in some applications a
television screen overlay mask utilized in
conjunction with a standard television receiver.
The control unit includes the control, circuitry,
switches and other electronic circuitry for the
generation, manipulation and control of video
signals which are to be displayed on the
television screen. The connecting apparatus
selectively couples the video signals to the
receiver antenna terminals thereby using existing
electronic circuits within the receiver to process
and display the signals generated by the control
unit in a first state of the coupling apparatus
and to receive broadcast television signals in a
second state of the coupling apparatus. An overlay
mask which may be removably attached to the
television screen may determine the nature of the
game to be played or the training simulated.
Control units may be provided for each of the
participants. Alternatively, games [training
simulations and other activities] may be carried
out in conjunction with background and other
pictorial information originated in the television
receiver by commercial TV, closed-circuit TV or a
CATV station."
Se você pensou que o Atari foi o
primeiro console de videogame a ser lançado no
mercado, está redondamente enganado. O protótipo
"Brown Box", inventado e patenteado por
Ralph Baer, foi mostrado para grandes empresas
americanas de eletrônicos da época, como a RCA, Zenith,
General Electric e a Magnavox (braço da Philips
holandesa), e foi esta última
que tratou de lançar no mercado o primeiro
console de videogame da história, conhecido como Odyssey
100. Conheça-o na próxima página.
Continua
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Ralph Baer também inventou diversos outros
"brinquedos" eletrônicos, como o
popular Simon, vendido no Brasil pela Estrela com
o nome de Genius, Kid-Vid, Amazatron, Smarty Bear
e o Maniac.
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