A História dos Videogames - Parte 30

SETEMBRO DE 1993 - SURGE A 3DO COMPANY E SEU "PROJETO REVOLUCIONÁRIO"

Uma idéia inusitada surgia na cabeça de Trip Hawkins, fundador e presidente da produtora Electronic Arts, que até então era consagrada pelos seus belos jogos de esporte para o Sega Genesis. Hawkins, um homem visionário e excelente administrador, resolveu fazer algo que poderia mudar o rumo da indústria de jogos: criar um padrão de hardware único, semelhante ao que a JVC tinha proposto com os vídeos VHS. Resolveu então arrumar alguns parceiros para sustentar sua idéia e fundou a 3DO Company, uma joint venture entre 7 empresas de grande porte: Matsushita, AT&T, Time Warner, MCA, Electronic Arts, Kleiner Perkins Caufield & Byers e New Technologies Group (NTG).

Trip Hawkins, o homem por trás da idéia.
Também eleito como uma das 50 pessoas
mais bonitas do mundo em 1995 (hmpf!). 

Como a 3DO Company ganharia dinheiro com seu console universal? Simples, ela cobraria uma pequena "royaltie" de cada console vendido (que era licenciado para outros fabricantes como Panasonic e Goldstar), além de US$ 3 por jogo.

O logotipo da companhia e o primeiro console produzido pela 
Panasonic, o REAL FZ-1:  promessa de revolução e 
padronização no mercado de games.

Mas Hawkins queria mais: seu console não deveria rodar só jogos, mas ser útil para toda a família. Desta maneira, a 3DO company esperava lançar softwares educativos e adultos, para capturar uma maior fatia do mercado. Mas os jogos continuariam sendo o foco principal do console da 3DO, que já no seu lançamento tinha mais de 700 softhouses licenciadas (japonesas, americanas e européias). 

Tudo foi muito bonito na teoria, mas a desastrada estratégia de vender o console por US$ 700 (seria este o número da sorte de Hawkins?) acabou com os planos da 3DO Company: o consumidor não estava a fim de pagar esta pequena fortuna por um videogame de luxo. Como a base instalada do 3DO nunca foi muito grande, os jogos de peso anunciados pela Konami e outras produtoras famosas jamais chegaram a se materializar. Destas 700 softhouses anunciadas, apenas umas 50 apostaram suas fichas nos primeiros meses do 3DO. O resto abandonou o barco antes que fosse tarde demais...

Sobraram então, principalmente, os jogos da EA (acionista da 3DO Company), Capcom (com Street Fighter) e da Crystal Dynamics para tentar preencher o vazio do console:

Cannon Fodder, originário do AMIGA, também foi 
convertido para o 3DO pela Sensible Software. O 
jogo, muito divertido, não estava a par das poderosas
capacidades gráficas do console, mas cumpria o
seu papel de entreter o jogador por horas a fio.  
A lagartixa Gex foi uma tentativa de se estabelecer um
mascote para competir com Sonic e Mario. Gex era
carismático e o jogo apresentava uma boa jogabilidade.
Fez muito sucesso no 3DO, e logo depois foi 
convertido para outros formatos.
A série Alone in the Dark, da Infogrames, também se fez presente, com o lançamento dos episódios I e II. 
O espetacular Another World sofreu uma 
recauchutagem dos gráficos em sua versão 3DO.
Sua continuação, Flashback, também apareceu no
console, e foi muito bem recebida. 
PGA Tour 96 era um bom Golfe da Electronic Arts. Theme Park, o clássico simulador de parques. 
Na falta de bons jogos, até o velho Wolf 3D esteve
presente na jogoteca do 3DO. 
E, é claro, um Doomzinho básico não poderia faltar
aos usuários do console. 
2 jogos indispensáveis para o 3DO: Fifa International Soccer (a primeira versão em 3D lançada) e The 
Need for Speed. Os 2 franchises até hoje rendem milhões de dólares para a EA e são bastante populares.
Road Rash 3DO, outro clássico da EA para o sistema.  E Killing Time, da Studio 3DO. 
Space Hulk, um jogo de tiro e estratégia bem bacana.  E o famoso Rebel Assault, com sua jogabilidade
inversamente proporcional à sua popularidade.  
O velho e bom Street Fighter II também esteve 
presente no rol de celebridades do 3DO. 
E nosso combalido amigo Mark Hamill, emprestando
sua fama para Wing Commander 3: Heart of Tiger.
A japonesa SNK também lançou um clássico seu para 
o 3DO: Samurai Spirits. Nem só de veículos 
automotores e aliens vivia o console.
Super Models, da Vivid Interactive, trazia algumas 
beldades em trajes íntimos para os 
marmanjos mais entusiasmados.

Em matéria de acessórios, o 3DO não ostentou nada importante. Um cartucho MPEG para ver filmes foi produzido, juntamente com outros badulaques como controles, manches e volantes. Um modem chegou a ser anunciado pela AT&T, mas foi cancelado posteriormente. A Creative Labs, mais conhecida pelas placas Sound Blaster, chegou a lançar uma placa para PC que emulava o hardware do 3DO. E o cartão de memória só ficou mesmo na fase de protótipo. 


No fim da vida, um "add on" para transformá-lo em um console de 64 bits chegou a ser cogitado pela 3DO; bem como planos para um novo console (o M2).  A Matsushita gastou US$ 100 milhões na compra da tecnologia M2, que foi apresentada em uma feira no Japão mas nunca se materializou em um console propriamente dito...

O M2 chegou a ser mostrado na Tokyo Game Show, no Japão, mas se tornou mais um "vaporware" anunciado pela indústria de jogos. Acima, os diversos protótipos já mostrados do console.  

É, já dava para perceber que o sonho de Trip Hawkings estava fadado ao fracasso, e nem mesmo uma redução de preço brutal foi capaz de elevá-lo ao status de um SNES, Genesis ou mesmo o Atari 2600. O maior mérito do 3DO foi o de ter sido o primeiro console de 32 bits da história, já que o AMIGA CD32 era baseado em um computador já existente. Hoje, a 3DO Company ainda existe, mas é especializada em produzir apenas jogos para PC e consoles. Hardware, nunca mais!

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