Elevator Action (Taito, 1983 - Arcade)

Elevator Action é um jogo que marcou toda uma geração nos fliperamas brasileiros. Lançado pela Taito, em 1983, consiste em um espião no melhor estilo James Bond, que se infiltra corajosamente em prédios de organizações criminosas para roubar documentos secretos.

Com o corte de cabelo intocável, e um gracioso topete que amacia a trajetória das balas, o agente secreto 17, codinome "Otto", chega pelo alto do prédio, pega o elevador, e despenca os mais de 20 andares até a garagem. Lá um sedã vermelho turbinado o aguarda para a sua fuga, e uma recompensa em pontos de bônus ao final. Ele enfrenta um sem número de "men in black"; bandidos ou espiões de roupa e chapéus pretos, cobrindo seus rostos amarelos. Ele precisa pegar os documentos secretos necessários para o seu "trabalho" em todas as portas vermelhas da construção; pelas portas azuis podem sair inimigos a qualquer momento.


O agente 17 se prepara para invadir o prédio. Para muitos, a natureza da missão era
um mistério, e Otto podia até ser confundido com um simples ladrão.

Para obter êxito em sua missão, você terá de descarregar sua arma sem dó nos pilantras. E desenvolver um bom controle do elevador, para não se expor aos seus disparos. Você sentirá prazer em fulminá-los com um tiro na cara, ou mesmo na ponta dos pés. Todo disparo é mortal em Elevator Action.

AS LUMINÁRIAS & O POPOZÃO SECRETO

A violência se mistura de uma forma adorável nos detalhes. Você pode matar o outro com uma voadora com os dois pés, ou usar o popozão secreto para esmagar o pobre do inimigo. O elevador também pode ser uma arma, para ambos os lados. Se houver alguém de bobeira no fosso, o elevador o esmagará, num dos efeitos de crueldade mais "cute" que já assistimos em um videogame. Um dos truques mais bacanas é atirar na luminária, que se quebra na cabeça do cara que estiver embaixo dela naquele momento. Aí todo o prédio fica no escuro por um instante. É uma das coisas mais gostosas de se fazer da cabine do elevador, mesmo que seja pelo simples prazer do vandalismo.


O agente 17, treinado para matar em formas muito criativas. Até suas nádegas
podiam ser usadas como uma arma.

Há passagens em que é necessário descer pelas escadas, alternando com o elevador. Após isso a dificuldade aumenta nos últimos andares até a garagem. Passando por uma parte escura do QG inimigo, nosso agente se depara com um complexo de cabos e roldanas que sustentam o movimento de vários elevadores. Os inimigos surgem de todo os lados. Nessa parte a descida não está totalmente sobre o seu comando, e você deve saltar de uma cabine para outra, até encontrar aquela que o levará direto para a garagem. Se você abriu todas as portas vermelhas, você sairá sorridente cantando pneu. Caso contrário, terá de voltar para reaver os documentos esquecidos.

UM JOGO QUE VALORIZAVA SUA FICHA

Elevator Action foi um sucesso em todo o mundo. Nos recordamos das filas para uma simples jogadela em suas máquinas, sempre muito disputadas. O jogo era daqueles que valorizava sua ficha; qualquer um após uma ou duas partidas, tinha condições de terminar a primeira fase. Quando os fliperamas estavam ocupados, não era raro acompanhar por sobre os ombros do jogador a performance alheia.


Elevator Action era um jogo bem acessível. Qualquer um poderia completar
a primeira missão sem gastar muitas fichas.

E quem não se lembra da musiquinha hipnotizante que comandava as aventuras do nosso espião, nas cabines iluminadas dos elevadores?

COM OTTO SÓ SE VIVE DUAS VEZES

Apesar do enorme sucesso de Elevator Action, uma decisão de dar continuidade às aventuras do agente 17 só veio mais de dez anos depois, com o lançamento, novamente pela Taito, de Elevator Action II (também conhecido como Elevator Action Returns) em 1994.


Elevator Action 2 até que é bacaninha. Mas... quem se importa?

A continuação tentou manter a fórmula de sucesso do original e é, até certo ponto, bem sucedida, mas não consegue o mesmo encantamento proporcionado pela aventura do início dos anos 80. Naturalmente, não foi possível manter o impacto da novidade para um lançamento tão tardio, ainda mais quando os jogadores já estavam se preparando para conhecer os consoles da então "nova geração", Playstation e Saturn (este último inclusive chegou a receber a adaptação caseira do jogo, com o nome Elevator Action Returns).

EMULANDO ELEVADORES

No emulador, o jogo está perfeito. Sua jogabilidade simples coopera maravilhosamente para uma boa reprodução. É diversão de primeira, com facílimo controle no teclado. Uma vez adentrando no elevador pelo telhado do prédio, descendo seus primeiros andares, os agentes de preto começam a surgir das portas azuis para atirar no invasor; isto é, você. Para evitar que isso aconteça, você terá que ser mais rápido e mais esperto do que todos eles.

Elevator Action é um jogo muito divertido. Faça o seu download agora, e confira como é extremamente agradável bancar o agente secreto (e o melhor ascensorista de elevador de todos os tempos).

----------------------------

Faça o download de:

Emulador MAME 0.34 Beta 6 - PCs (atualizado e funcionando)

Elevator Action (Taito, 1983) - Arcade

* Para maiores instruções de como usar o Mame, clique aqui.