Um hábil jogador japonês completou The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom em menos de uma hora, estabelecendo um novo recorde no ranking de speedruns do jogo.
Com um tempo de 59 minutos e 22 segundos, o novo recordista foi mais de três minutos mais rápido que o desafiante anterior e se tornou o primeiro a estabelecer uma marca abaixo de uma hora.
Em seu speedrun, o autor da façanha, Zdi6923, usou de artifícios como manusear discretamente a arma para poupar stamina e se ateve ao que é estritamente necessário para completar o jogo, pegando os poderes iniciais de Link nos diferentes santuários do céu e então partindo para o enfrentamento do vilão final.
No caminho até o chefe final, o speedrunner mostrou algumas técnicas criativas para otimizar os recursos do jogo, como acionar um novo planador em pleno vôo ou alcançar plataformas mais altas com ajuda do poder de voltar objetos no tempo. No sprint final, ele se valeu de “glitches” para dar um “skip” em alguns chefes, isto é, explorou uma falha na atual versão que permite cair em buracos que não deveriam existir.
O speedrun completo pode ser visto abaixo, lembrando que, obviamente, há muitos spoilers da fase final do jogo.