A Sony anunciou o encerramento do estúdio Firesprite, criador de Concord, após os dois meses de expectativa que sucederam o cancelamento do jogo. Outro estúdio menor do grupo, o Neon Koi, especializado em jogos para celular, também está sendo fechado
Em uma carta direcionada aos funcionários da Sony, o CEO do PlayStation, Hermen Hulst, explicou que depois de “avaliar nosso portfólio de jogos e o status de nossos projetos para garantir que estamos atendendo às prioridades de negócios de curto e longo prazo”, estava tomando a “difícil decisão” de fechar a Neon Koi e o Firewalk Studios.
O Neon Koi, que não chegou a lançar um único jogo, também estava desenvolvendo um título “live service” e havia sido comprado pela Sony muito recentemente, em 2022.
Hulst justificou o fim do Neon Koi dizendo que “embora o celular continue sendo uma área de crescimento prioritária para o negócio do estúdio”, a empresa precisava “se concentrar em títulos que estejam alinhados com o pedigree da PlayStation Studios e tenham o potencial de alcançar mais jogadores globalmente”.
Sobre o Firewalk, que alguns otimistas especulavam que poderia seguir existindo para tentar relançar Concord, Hulst disse que a Sony “passou um tempo considerável nos últimos meses explorando todas as nossas opções”, e “determinou que o melhor caminho a seguir é encerrar o jogo permanentemente e fechar o estúdio”.
“Sei que nada disso é uma notícia fácil de ouvir, principalmente com colegas e amigos saindo da SIE”, acrescentou Hulst. “Ambas as decisões foram bem pensadas e, no final das contas, sentimos que são as certas para fortalecer a organização”.
“Neon Koi e Firewalk foram o lar de muitos indivíduos talentosos, e trabalharemos para encontrar colocação para alguns dos impactados dentro de nossa comunidade global de estúdios, sempre que possível. Embora hoje seja um dia difícil, há muito o que esperar nos próximos meses do Studio Business Group e de nossas equipes”, concluiu Hulst.
“Continuo confiante de que estamos construindo uma organização resiliente e capaz, movida pela criação de experiências de entretenimento inesquecíveis para nossos jogadores”.
Segundo o LinkedIn, a Neon Koi empregava 40 funcionários. Já o Firewalk encerra pelo menos 165 cargos.