Tido como um Final Fantasy (ou Persona) francês por seu combate em turnos e enredo de fantasia, Clair Obscur: Expedition 33 não terá um mini-mapa na tradição dos grandes JRPGs.
Falando durante um evento do Xbox na Game Developers Conference para destacar uma mudança feita no jogo após as várias prévias lançadas algumas semanas atrás, o produtor François Meurisse revelou que o mini-mapa foi descartado para incentivar os jogadores a explorarem o mundo sem “spoilers”, e em seu lugar haverá apenas uma bússola para orientá-los.
As primeiras prévias de Clair Obscur: Expedition 33 foram unânimes em apontar que os ambientes do jogo poderiam ser difíceis de navegar, e alguns veículos de imprensa até declararam explicitamente que a presença de um mini-mapa tornaria a experiência mais agradável. Mas Meurisse e sua equipe discordam, e justificam a decisão da seguinte forma: “Quando há um mini-mapa, você acaba confiando demais nele. Queremos que os jogadores descubram o mundo ao mesmo tempo que a expedição. Eles não têm um mapa porque todas as expedições anteriores falharam. Então sim, às vezes pode ser difícil navegar”, ele acrescenta.
No entanto, o estúdio levou em consideração o feedback inicial: “O que adicionamos ao mapa-múndi que não estava na demonstração de prévia é simplesmente uma bússola, para que você possa encontrar o norte facilmente e se orientar melhor”. O jogo também contará com um mapa geral fornecendo uma visão geral de toda a área a ser explorada em Clair Obscur: Expedition 33.
Meurisse foi um pouco mais direto sobre o design de fases do jogo: “A abordagem do design de fases tem ligações com os jogos da FromSoftware. Eles têm níveis muito lineares, mas realmente intensos. Não temos a maestria deles em design de jogos, mas isso foi parte da inspiração”.
Além disso, Guillaume Broche, o diretor do jogo, é um ex-speedrunner de Sekiro e um fã declarado dos jogos da FromSoftware. Além dessa influência, Clair Obscur: Expedition 33 mantém uma identidade muito francesa em sua apresentação, desde os figurinos até aos palavrões em francês nos diálogos. “O desejo de buscar algo mais único tornou evidente o vínculo com as referências artísticas que melhor conhecíamos, como franceses”, acrescentou Broche. “Mas não foi uma diretriz específica do estúdio dizendo ‘somos franceses, queremos fazer algo francês'”.
Clair Obscur: Expedition 33 será lançado para PC, PS5 e Xbox Series X|S em 24 de abril.