A Nintendo anunciou um novo sistema de cartões virtuais que permitirá compartilhar um jogo entre dois consoles Switch, tanto no modelo atual como no Switch 2.
Chamados “Virtual Game Cards”, os cartões serão representações digitais dos cartões físicos de jogos e terão a propriedade de serem “removidos” e “inseridos” em consoles diferentes, como acontece com a mídia física.
Quando o usuário comprar um jogo por mídia digital, o Switch mostrará o cartão virtual dele em uma biblioteca de jogos. A partir daí, será possível transferir o jogo para outro Switch, sendo necessário primeiro emparelhar os dois consoles em uma conexão de proximidade. Ou seja, o sistema não permitirá que uma pessoa compartilhe um jogo com um desconhecido, a não ser que os dois tenham emparelhado seus consoles localmente pela conexão sem fio.
O empréstimo de um jogo também será limitado a um título por vez e apenas duas semanas de uso. Após esse período, o cartão virtual retornará à coleção do comprador original, porém os dados salvos permanecem, tornando possível um novo empréstimo.
O sistema será introduzido em uma atualização do Switch prevista para abril e estará no Switch 2 desde o lançamento do console.