A apresentação State of Play desta quarta-feira começou com a exibição das primeiras cenas da jogabilidade de Saros, o sucessor de Returnal do estúdio Housemarque. Além do trailer, foi anunciado que o jogo será lançado para PlayStation 5 em 20 de março de 2026.
Como esperado, Saros será um jogo bem parecido com Returnal, mas com um enredo totalmente novo, protagonizado por um certo Arjun Devraj (interpretado por Rahul Kohli), que estará explorando um planeta alienígena hostil chamado Carcosa, que tem a misteriosa propriedade de mudar de forma cada vez que nosso herói morre e renasce em combate.
“Nesta prévia do gameplay, queríamos mostrar imagens reais e sem edição da ação encontrada em Saros, além de detalhar alguns dos elementos novos que acrescentamos à ação em terceira pessoa do premiado Returnal. Nosso objetivo com esses elementos novos foi, ao adicionar uma variedade maior de ferramentas, dar mais profundidade ao gameplay”, explicou o diretor Gregory Louden.
“O traje de combate avançado da Soltari que Arjun usa permite que ele corra, lute, salte e muito mais. No início de cada partida, você seleciona seu arsenal entre uma combinação de armamento humano da Soltari e armamento alienígena de Carcosa. Neste vídeo, Arjun está usando a Espingarda Fosforosa Soltari para se defender e fundir as máquinas hostis abrigadas na cidade ancestral perdida. Como se vê no gameplay estendido, você pode esperar padrões de projéteis espetaculares dos inimigos, além de armas brutais que alimentam a fantasia de poder com ficção científica”.
Um dos principais recursos de Arjun em combate é o escudo Soltari, ele absorve projéteis inimigos para se defender e, em seguida, canaliza essa energia em sua Arma de Energia de Carcosa, capaz de liberar ataques explosivos e devastadores. Essa arma corrompe seu braço direito, oferecendo formas alternativas e customizáveis de ataque.
O sistema de progressão inclui a habilidade “Segunda Chance”, que permite a Arjun reviver após a morte graças à energia corruptiva do eclipse. Além disso, o jogador pode aprimorar permanentemente o traje avançado da Soltari e as habilidades do protagonista, garantindo evolução constante a cada partida.
O desenvolvimento de Saros envolve uma colaboração ampla: a Housemarque lidera o projeto, com suporte da Nixxes na arte e gameplay, da XDEV e do PlayStation Studios Creative Arts, que cuidam de som e música. A trilha sonora, marcada por uma fusão de eletrônico sombrio e drone-metal, foi composta por Sam Slater, duas vezes vencedor do Grammy, conhecido por seu trabalho em Chernobyl, Coringa e Mandy.