A produtora Shift Up pediu que os fãs “peguem leve” com a demo de Stellar Blade, após descobrirem que alguns já jogaram mais de 50 horas do que deveria ser apenas uma pequena amostra do jogo.
O sucesso da demo foi medido não apenas por elogios do público, positivamente surpreso com a qualidade do jogo, o primeiro AAA do Shift Up, mas também pelos números de engajamento, que mostraram um pico de 690 mil usuários ativos. Em comparação, a demo de Final Fantasy VII Rebirth, outro exclusivo muito prestigiado do PS5, conseguiu 380 mil usuários ativos em seu melhor dia, de acordo com um levantamento da empresa de análise de dados Ampere Analysis.
“Estamos muito gratos pelo seu amor pelo nosso jogo. Para aproveitar o jogo principal adequadamente, peguem leve com a demo”, escreveu o Shift Up no X. “Mais de 50 horas de jogo de demonstração… estamos com medo”.
A analista Louise Wooldridge, do Ampere Analysis, também recomendou cautela e moderação no “hype” ao jogo. “O entusiasmo em torno de Stellar Blade – amplamente focado em seus modelos de personagens – pode ter resultado em um interesse inflacionado na demo, e a taxa de conversão para usuários pagantes de lançamento pode ficar aquém do que vimos para seus concorrentes”, escreveu Wooldridge.
“Apesar de algumas semelhanças em gênero, estilo e, portanto, público potencial, Stellar Blade e FFVII Rebirth representam casos comerciais bastante diferentes. FFVII Rebirth é baseado em um clássico estabelecido com uma base de fãs profundamente enraizada. Além disso, é uma sequência, em vez de um jogo independente. Portanto, é improvável que tantos jogadores de demonstração tenham sido atraídos simplesmente pela curiosidade ou pelo entusiasmo, e a conversão, nesse caso, provavelmente será mais previsível e vigorosa”.
“Stellar Blade, por outro lado, é uma IP totalmente nova, sem nenhuma base de fãs pré-existente, tornando seu desempenho muito mais difícil de projetar”, concluiu a analista.
Embora a analista recomende prudência, há outros indícios fortes de que o “hype” de Stellar Blade não é a toa. O jogo está no topo da lista das pré-vendas na PlayStation Store dos Estados Unidos e Reino Unido, além de ser assunto recorrente nos fóruns de discussão não apenas pela qualidade dos gráficos e jogabilidade, mas pela estranha controvérsia sobre a beleza da protagonista Eve, que contrasta com a preferência por protagonistas mais realistas e muitas vezes feias dos jogos ocidentais.
Stellar Blade será lançado em 26 de abril no PlayStation 5.
We're so grateful for your love of our game❤️ To enjoy the main game properly though, please go easy on the demo. 50+ hours of demo play…we're scared!?#StellarBlade #PS5 #Trial #ThankYou pic.twitter.com/L8Vyh9AAN5
— StellarBlade (@StellarBlade) April 10, 2024