A Nintendo adquiriu a propriedade integral do estúdio Monolith Soft, mais conhecido pela série Xenoblade.
O estúdio sediado em Tóquio foi propriedade da Namco até 2007, tendo sido comprado pela Nintendo naquele ano para preencher a lacuna de criador de RPGs exclusivos para suas plataformas. Hoje, o Monolith conta com dois escritórios em Tóquio e outro em Kyoto, sendo este último uma unidade de apoio, formada em sua maioria por artistas.
Além de produzir os jogos da série Xenoblade, da qual Xenoblade Chronicles 3: Future Redeemed foi o último fruto, o estúdio atua como co-desenvolvedor dos maiores títulos da Nintendo, incluindo Animal Crossing: New Horizons e Zelda: Breath of the Wild.
A Nintendo tem o controle do Monolith Soft desde 2007, quando comprou 80% de participação na empresa, mas fez novos investimentos nos anos seguintes que elevaram sua propriedade a 96% em 2011, deixando 4% nas mãos dos fundadores. A Nintendo não anunciou oficialmente a aquisição integral da produtora, mas o site da Monolith Soft agora foi atualizado com a informação de que a empresa é hoje 100% propriedade da criadora de Super Mario.
O próximo lançamento do Monolith Soft será Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition, uma versão para Switch do jogo lançado em 2015 no Wii.