Asteroids
(Atari, 1979 - Arcade)
A PATERNIDADE É
REVELADA
De um momento
inspirado do designer da Atari, Lyle Rains, surgiu
Asteroids, quando sugeriu ao seu colega Ed Logg o
fato de que talvez os jogadores apreciassem atirar
em grandes pedregulhos, destruindo-os em pedaços
menores. "Acho que a forma como descrevo
melhor o caso, é dizendo que sou o pai de
Asteroids", vangloria-se Rains... "E Ed
Logg é a mãe", completa, "porque ele
teve que gerar o jogo por nove meses e entregar o
produto acabado. Tudo que eu tive que fazer foi
providenciar a semente".
Asteroids foi lançado
nos arcades americanos no ano de 1979, e obteve
sucesso imediato de público e crítica.
Capturando a imaginação de milhões de jogadores
pelo mundo afora, tornou-se um dos jogos mais
famosos da história. E um dos melhores, com
certeza. Asteroids é uma obra prima do videogame.
A MECÂNICA
DE NEWTON NO ESPAÇO
O jogo faz uso de
um recurso muito usado na época: o prolongamento
da ação do jogo, atravessando a tela de um lado
para o outro. Tanto os asteróides quanto a nave
tiram proveito do "efeito rolo". Mesmo
os disparos atravessam a tela, até se extinguirem
no vazio...
 
Toda elegância de
uma máquina de Asteroids pra você.
Já um item inédito
nos jogos de fliperama, inaugura a febre dos recordes
da jogatina eletrônica: o High Score. Asteroids
é que permitiu aos jogadores, pela primeira vez,
registrarem suas façanhas na galeria dos recordes
de seu fliper predileto, e abraçar as suas glórias
(ao menos até a noite, quando a máquina era
retirada da tomada).
Asteroids preenche
a fantasia de flutuar no espaço sem gravidade,
com elegantes movimentos da nave, que aciona um
jato hiper propulsor na traseira. E o simples fato
de que ela continua se movendo após interromper a
propulsão, nos dá um vislumbre sutil da aplicação
das leis da mecânica newtoniana dos atuais vôos
espaciais. Pilotar esse foguete em tão
sofisticada física, é uma das sensações impagáveis
de quem teve vida digital ativa, no início dos
anos 80.
AS
METÁFORAS DE ASTEROIDS
Um bom índice do
potencial de sucesso de um jogo é o quanto ele
era popular nos laboratórios da Atari. No caso de
Asteroids, os relatos apontam que o
desenvolvimento do programa chegava a ser
prejudicado, pois todo mundo queria jogar, e de
fato as pessoas jogavam o tempo todo.
O mais interessante
são os relatos dos diversos desenvolvedores.
Sobre a popularidade do jogo, o programador Steve
Calfee diz: "Muitas pessoas realmente
adoraram Asteroids. De certa forma, há algo
curioso nas pessoas: elas gostam de purificar seus
espaços. E em Asteroids é muito fácil consumar
essa necessidade, quebrando as pedras grandes em
rochas menores, eliminando as pequenas em seguida.
É como uma metáfora para a vida".
 
Asteroids e
Asteroids Deluxe divertiam enquanto supriam a
necessidade
do ser humano de purificar seu espaço.
Outro depoimento
que comprova isso, é a descrição de Howard
Delman, que projetou a parte sonora de Asteroids:
"o efeito de fundo (bum-bum-bum) tinha o
significado do pulso cardíaco, e a idéia era a
de que, na medida em que o jogador progredisse na
partida, o som da batida se acelerava, e
provocaria também o aumento das batidas do
coração do jogador. Em outras palavras:
stress!".
Uau! E isso já em
1979...
A
IMPAGÁVEL JOGABILIDADE ESPACIAL
No que se refere à
jogabilidade, é difícil dizer algo contra
Asteroids. Como se sabe, o perigo pode vir de
qualquer direção, e é iminente. Quando não
houver chances de evitar uma colisão, use a tecla
de espaço para teleportar a sua nave para um
ponto randômico da tela (que pode até ser em
cima de um asteróide, há esse risco).
Esporadicamente, um disco voador invade o cinturão
de asteróides, exigindo ainda mais da sua atenção.
Estar no profundo vazio do espaço, cercado pela
tensão do perigo constante, é uma sensação
intensa, cheia de fantasia. Há só você lá,
tentando sobreviver...
Na bem intencionada
versão para o 2600, a equipe da Atari fez todo o
possível para manter o apelo original do arcade.
Mas não deu para fazer o impossível, na ocasião,
e o espaço de cores ofuscantes do 8-bits não
oferece lá muito tempo de jogo para os fãs.
 
Se você já teve
Atari, certamente se lembra desta versão
multicolorida do clássico Asteroids.
Rich Adam (da Atari)
se
recorda do seu primeiro encontro com Asteroids:
"Eu
nunca me esquecerei do dia em que fui ao laboratório
e vi esse jogo pela primeira vez. Era como uma
descarga de adrenalina... Você tem todas aquelas
coisas gravitando à sua volta, e ainda assim você
deve estar apto a lutar pela sobrevivência".
EMULANDO
ASTEROIDS
Jogando pelo
emulador, realmente não dá para perceber qual a
sensação real de pilotar uma nave no espaço,
lutando sozinho para manter-se inteiro aos inúmeros
asteróides. Só quem jogou Asteroids no fliperama
sabe como é. Embora os gráficos cortantes da
versão emulada pelo Mame estejam mais do que
atuais, e seu magnífico som até audível, você
não será induzido ao stress por um velho jogo da
década de 70 rodando em seu computador.
Asteroids é um
jogo tão revolucionário, que só nas adaptações
mais recentes para o console dá para emular
melhor o prazer de jogar esse jogo (ao final da
matéria você poderá fazer o download de
Asteroids Deluxe, que saiu nos arcades um ano após
seu predecessor). Sob esse ponto de vista, a emulação
garante a diversão de noviços e nostálgicos.
Se você não tem
idade, ou não teve oportunidade de experimentar o
Asteroids original, não se preocupe: uma coisa
que não se perde nesses jogos que nunca
envelhecem é a fantasia. Você superará os seus
limites, e se sentirá como um herói após uma
partida de Asteroids.
Faça o download
de:
Emulador
MAME
Asteroids
(Atari, 1979)
Asteroides
Deluxe (Atari, 1980)
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Para maiores instruções de como usar o Mame,
clique aqui.
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