A História dos
Videogames - Parte 12
AGOSTO DE 1982 - O COLECOVISION É LANÇADO, E
SURGE A TERCEIRA GERAÇÃO DE VIDEOGAMES
O que
acontece quando uma companhia que produzia couro -
a Conneticut Leather Company
- e que quase foi a falência nos anos 70, resolve
produzir um videogame? Simples, ela lançou o
primeiro console que conseguiu a façanha de
derrubar o poderoso Atari 2600, e que tinha
o melhor hardware em sua geração.Muitos atribuem
o título de "melhor console de todos os
tempos" ao ColecoVision, devido aos
excelentes gráficos para a época, e à seleção
de jogos de altíssima qualidade e jogabilidade.
Lançado por US$ 175 em 1982, o ColecoVision
chacoalhou o domínio da empresa fundada por Nolan
Bushnell, apesar de custar US$ 75 a mais que o Atari
2600.
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Este
é o ColecoVision, console que foi capaz
de derrubar o Atari 2600 e Mattel
Intellivision no início dos anos 80.
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O
apelo de vendas do ColecoVision eram os
jogos de arcades, convertidos perfeitamente para o
poderoso console. Donkey Kong, primeiro jogo feito
pelo atual guru da Nintendo (Shigeru Miyamoto),
era o "pack in" do console; e ajudou-o a
vender mais de 1 milhão de unidades no primeiro
ano de vida. O ColecoVision,
a partir de 1983, passou a ser mais vendido do que
o Atari 2600 e o Mattel Intellivision,
e ganhou toda a atenção da indústria de
software. Ele só perdia em número de jogos para
o Atari 2600...

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Alguém
reconhece o personagem principal deste
jogo? Sim, é a primeira versão do
bigodudo Mario
em um console caseiro, que estreou em
Donkey
Kong para o ColecoVision. |
Quem
não se lembra do Frenesi que Decatlhon
causou no Atari 2600? Pois é, a versão
para o
ColecoVision era bem superior
graficamente, mas
mantinha a mesma jogabilidade consagrada. |
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Choplifter,
o clássico arcade de tiro e resgate. |
Defender,
em sua ótima versão para o Coleco. |
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Front
Line, um clássico dos arcades. |
E
Galaxian, outro nome de peso dos
fliperamas. |
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A
versão de Hero para o ColecoVision era idêntica
à do Atari 2600, mas com gráficos
superiores. |
Jungle
Hunt, produzido pela Atari, também foi
convertido para o console, com visual
melhorado. |
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Montezuma's
Revenge, uma grande aventura. |
E
o segundo capítulo do popular Pitfall. |
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Spy
Hunter, em sua primeira aparição nos
lares. |
Super
Cobra, em mais uma conversão doméstica. |
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Time
Pilot, o ótimo jogo de tiro dos arcades. |
Zaxxon,
com belos gráficos pseudo-3D. |
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Antarctic
Adventure, da Konami, que ficou famoso
também nos computadores MSX. |
Uau,
esse era Chuck Norris Superkicks,
estrelando
o canastrão ator/lutador dos anos 80. |
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James
Bond 007, inspirado no filme "Os
Diamantes
são eternos", sucesso da época. |
Rocky
Super Action Boxing, estrelando nosso
amigo
Rocky Balboa, interpretado por Sylvester
Stallone. |
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Smurf
Rescue in Gargamel's Castle, estrelando
as criaturinhas azuis, amadas na década
de 80. |
Esse
era o máximo que o ColecoVision podia
fazer
para simular o esporte mais popular do
mundo. |
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Star
Wars: The Arcade Game |
Tarzan,
lutando com Kong? |
Mas nem só de bons
jogos vivia o ColecoVision.
O console foi o pioneiro ao anunciar uma expansão
de hardware (que nunca foi lançada) e um
adaptador para jogar os títulos disponíveis para
o Atari 2600 (que motivou
inúmeras ações judiciais feitas pela Atari, que
não obtiveram sucesso). Inúmeros acessórios
como volantes e diversos tipos de controles
também foram
lançados para o videogame.
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O
Super Game Module prometia revolucionar o
mercado
de consoles, aumentando a capacidade gráfica
do Coleco
Vision. Mas, infelizmente, o acessório
nunca foi lançado... |
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Eis
o adaptador para jogos do Atari 2600, que
motivou
inúmeras ações judiciais da Atari. O
interessante é que este
acessório era vendido por US$ 60,
enquanto o Atari 2600
custava US$ 100!! |
O ColecoVision
era um sucesso absoluto, e já tinha vendido 6
milhões de unidades em menos de 2 anos, mas,
infelizmente, o
"crash dos videogames de 1984" acabou
por paralisar sua produção. Se não fosse por
este pequeno detalhe, o console poderia ter sido o
mais bem sucedido da década de 80, não dando
espaço para a entrada do NES no
mercado, no ano seguinte. O fracasso do computador
ADAM, lançado pela Coleco em
1983, também contribuiu para a queda do console,
endividando a companhia.
Hoje, os direitos
da marca ColecoVision, ADAM e de seus jogos
pertencem à Telegames, que comprou a maioria das
ações da empresa em 1984. No Brasil, o ColecoVision
foi produzido pela Microdigital, mas problemas
legais atrapalharam sua popularização por aqui.
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Pegue um interessante vídeo mostrando uma
propaganda do ColecoVision:
ColecoVision
- Formato .Mov - 978 KB (cortesia do site http://www.commercial-archive.com)
 
** Duas
curiosidades interessantes sobre o ColecoVision:
Quando
começou a comercialização do console, a
Universal Studios ameaçou entrar na justiça
contra a Coleco e a Nintendo, pois Donkey Kong
supostamente plagiaria seu clássico filme King
Kong. A Coleco, evitando brigar com o gigantesco
estúdio, aceitou dar 3% de todas as vendas do
jogo para a Universal. A Nintendo não aceitou, e
mais tarde, ganhou a ação na justiça contra a
Universal.
Outro
fator que chamou a atenção foi o preço que a
Coleco pagou a Nintendo para obter os direitos de
Donkey Kong: apenas US$ 250 mil. Em comparação,
a Atari pagou 21 milhões para obter a licença do
filme E.T., lançando aquele jogo horroroso para o
2600 que todos se lembram. Adivinhe qual foi o
melhor negócio?
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