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A História dos
Videogames - Parte 22
O PORTÁTIL DE MUITAS VIDAS
Para compensar a
experiência muitas vezes insatisfatória e
frustrante de se jogar em uma telinha pequena, e
ainda por cima preto e branca, a Nintendo e
diversas outras companhias lançaram dezenas de
acessórios para o GameBoy, alguns abusando
da alta tecnologia, outros muito peculiares, mas
sempre tentando tornar a jogatina mais agradável e intrigante.
Confira alguns
acessórios clássicos para o portátil:
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A câmera
acoplada ao GameBoy foi um
interessante acessório, útil
principalmente
para quem não tem nada o que fazer. |
Esta
horripilante criatura não é, ao contrário
de nossas
primeiras impressões, um personagem de
Pocket Monsters.
A foto mostra a cara de um guri
digitalizada no GameBoy. |
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A
GameBoy printer permite, como
o próprio nome diz, imprimir em
papel as telas capturadas com a
câmera. |
Eis
aqui um acessório raro,
lançado apenas no Japão. O
Workboy vinha com um teclado
que transformava o portátil em
uma agenda eletrônica. |
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Com
este cartucho, você pode jogar em
seu Super Nintendo os maiores clássicos
do GameBoy, e ainda por cima, é possível
colori-los artificialmente. |
O
Game Booster é um acessório fabricado
pela Datel, que permite jogar clássicos
do
GameBoy em seu Playstation. |
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O
Arcade Boy era um kit da
Konami para deixar o portátil
com cara de fliperama. Era
composto de um console com
joystick e uma lente para
aumentar as imagens do portátil. |
O
Bandai Fishing Sonar é uma
obra prima da tecnologia. O
flutuador deve ser mergulhado
na água, e quando um peixe
aparece, um aviso é emitido na
tela do GameBoy. |
Com o decorrer dos
anos, a demanda pelo portátil foi crescendo, e a
Nintendo, atenta aos detalhes, lançou algumas
versões diferentes (cosmeticamente) do GameBoy
para agradar aos fãs.
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O
GameBoy Light tinha
uma luz (backlight) para
iluminar a tela no escuro. |
Já
o GameBoy clear, se
destacava por seu
invólucro
transparente. |
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O
GameBoy pocket é
menor, mais fino e pesa
menos do que o original. |
As
diversas cores disponíveis para o
portátil contribuíram para sua
popularização
entre as crianças e adolescentes. |
Mas a grande
novidade da Nintendo em relação ao seu portátil,
foi o lançamento do GameBoy Color
em 1998. Desta vez, era possível rodar jogos com
até 52 cores sem truques. O processador também
teve seu "clock"duplicado, e mais
algumas outras pequenas modificações na parte gráfica
foram adicionadas para dar sobrevida ao antigo aparelho. O GameBoy
Color é totalmente compatível com os
jogos feitos para o original.
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O
GameBoy Color é praticamente idêntico
ao GB Pocket. Ele traz um led indicativo
de energia e uma saída infravermelho
para 2 unidades trocarem dados entre si.
Os novos cartuchos e a memória RAM
do console também estão maiores. |
A
linha de jogos disponível para o GameBoy Color
também é imensa, e recentemente, alguns
lançamentos muito originais deram a cara no
console. Aliás, o GameBoy Color é
suportado por quase todas as produtoras do planeta
hoje em dia, com exceção da Square (que se
dedicou exclusivamente ao Playstation a
partir de 1994), além de ter os ótimos jogos da
Nintendo. Veja alguns clássicos:
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Zelda:
Link's Awakening DX foi o grande carro
chefe do lançamento do GameBoy Color,
e além das
cores, trouxe novos cenários, inimigos e detalhes na
jogabilidade. |
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O
durão Solid Snake apareceu novamente em
Metal Gear Solid, um dos melhores
jogos do GameBoy Color, cortesia da Konami
e do guru Hideo Kojima. |
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| Mario
Golf mistura esporte com RPG de maneira
magistral. |
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| Bata
uma pelota com ISS para o portátil. |
Harvest
Moon é bacana à beça também. |
A história
realmente ajudou a Nintendo. Devido ao mau
desempenho do Nintendo 64 no Japão e Europa, quem
segurou financeiramente a companhia foi o pequeno portátil.
A Nintendo retribuiu enfeitando-o de novos jogos e
acessórios. E em 1996 surgiu o fenômeno Pocket
Monsters (Pokémon),
um joguinho simples mas que levou 6 anos para ser
desenvolvido, onde o usuário tinha de
caçar, colecionar e crescer pequenos monstrinhos.
O jogo foi
o maior sucesso no oriente, desembarcou nos EUA em
1998 e desencadeou a "Póke-onda"
de consumo presente hoje em todos os países do
planeta.
Pokémon virou desenho animado, mochila,
lancheira, sapato, filme, série de TV e tudo o
que sua imaginação puder devanear. Estima-se que
o franchise tenha gerado mais de US$ 10 bilhões
para a Nintendo em apenas 3 anos. Hoje em dia, ele
é a propriedade intelectual mais valiosa da
companhia, à frente até mesmo de Mario e Zelda. Abaixo,
os jogos que desencadearam o fenômeno, todos eles
lançados para o GameBoy:

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Este
é Pokemón Red/Blue, o jogo responsável
pela febre de consumo
envolvendo o
pequeno portátil. Foi o título mais
vendido do Japão por meses, a frente de
clássicos
do calibre de Final Fantasy, Mario
64, Sonic, Resident Evil, Gran Turismo e
Tekken.
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Este
é Pokemón Silver/Gold, uma continuação
oportunista que fez muito
sucesso. |
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Mais
jogos apareceram: Pokémon Yellow... |
E
Pokémon Tradind Cards. |
O resto da história todos
sabem: o GameBoy se tornou o
console mais popular do século XX, alcançando a
marca recorde de 130 milhões de unidades
vendidas. Ele já entrou
para o Guiness Book como o videogame mais
duradouro e bem sucedido de todos os tempos. Em
2001, as vendas do portátil ainda continuam
fortes em todo o mundo, e o suporte a ele
também.
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* O GameBoy
Advance foi lançado em março de 2001 no
Japão e em Junho nos EUA para suceder o GameBoy.
Ele é totalmente compatível com os jogos do
antigo portátil, e possui processador de 32 bits
e tela mais larga. A Nintendo, apenas no primeiro
ano, planeja vender mais de 25 milhões de
consoles. O GameBoy Advance continua com
praticamente o monopólio do mercado de
portáteis, e é peça fundamental na estratégia
de vendas do GameCube.

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