A História dos
Videogames - Parte 37
23 DE JUNHO DE
1996
- A NINTENDO FINALMENTE LANÇA O SEU CONSOLE DE 64
BITS
Com o
enfraquecimento do mercado de 16 bits, e toda uma
nova geração de consoles encabeçada pelo Saturn
e Playstation surgindo no mercado, a
Nintendo tinha que dar uma resposta à altura da
concorrência, pois seu Super Nintendo não
iria agüentar o tranco por muito tempo. Em 1994,
a empresa fez uma parceria com a americana Silicon
Graphics para desenvolver os chips que equipariam
o seu novo console, chamado preliminarmente de
"Project Reality". Seu lançamento
estava previsto para 1995, mas como era de se
esperar, foi adiado.
Neste mesmo ano, a
Nintendo anunciaria que o seu novo console iria
"pular" a era dos 32 bits, sendo uma
geração à frente dos concorrentes da Sega e
Sony, com 64 bits reais (o Jaguar não
tinha potência suficiente para ser considerado de
64 bits). Nascia o Ultra 64, que no final
das contas, devido à política globalizada dos
anos 90, foi batizado em todo o planeta de Nintendo
64.
Depois de mais
adiamentos, finalmente o Nintendo 64 foi
lançado no Japão em 23 de junho de 1996, com
apenas 3 jogos. Nos EUA, ele apareceu em 26 de
setembro do mesmo ano, custando modestos US$ 250.
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Eis
o Nintendo 64, em uma das várias cores
transparentes
disponíveis no mercado hoje em dia. O
original era todo cinza. |
O Nintendo 64
causou um enorme rebuliço no mercado, devido ao
seu propalado poder gráfico e a capacidade de
criar personagens, cenários e efeitos muito mais
realistas do que a concorrência. Efeitos
especiais como o mip-mapping (borrado nas
texturas) e anti-aliasing (correção dos
contornos da imagem) foram usados pela primeira
vez em um videogame.
Mas foi um jogo,
Mario 64, que mudaria a história dos videogames
para sempre, pois foi aclamado por diversas
publicações de todo o mundo como o melhor jogo
já feito. Produzido pelo guru Shigeru Miyamoto,
ele quebrou os paradigmas da velha jogatina em 2D,
trazendo para o 3D todo o charme e jogabilidade
dos antigos jogos de plataforma.
O Nintendo
64 também foi o primeiro console a ter um
"stick" analógico, utilizado com
maestria em Mario 64 e em vários lançamentos subseqüentes.
Depois de tantas
decisões acertadas, notou-se que o calcanhar de
aquiles do console era a sua mídia, que ainda
utilizava os caros e obsoletos cartuchos. Isso
afugentou muitas produtoras do Nintendo 64,
já que os lucros ganhos com as vendas dos jogos
eram menores do que com as versões em CD
lançadas para o Playstation e Saturn.
A Nintendo dominava todo o processo de produção
dos cartuchos, e as royalties cobradas eram
altíssimas.
Alguns cartuchos
tinham preço de custo de US$ 20, e armazenavam
muito pouca informação (até 32 MB) comparados
aos CDs utilizados pela concorrência (650 MB).
Talvez por isso, a grande maioria de lançamentos
para o Nintendo 64 padecia de texturas
pouco detalhadas e repetitivas. Além disso, o som
também era prejudicado, pois músicas cantadas e
bem orquestradas jamais poderiam ser reproduzidas
em jogos de cartucho.
O Nintendo 64
foi um console sustentado pelos ótimos jogos da
Nintendo e da Rare, embora algumas pérolas
externas às duas companhias também tivessem dado
o ar da graça. Confira os principais momentos de
sua jogoteca:
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Mario
64, o primeiro jogo do Nintendo 64, foi um
marco na história dos videogames, e eleito
por muitas revistas como o melhor jogo de
todos os tempos. |
Pilot
Wings 64 era o outro jogo que acompanhava o
lançamento do console. Sua ótima
jogabilidade e ação mais parada relaxavam
o jogador. |
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Blast
Corps foi um jogo de ação da Rare que
passou desapercebido. |
E
Cruisi'n'usa, a conversão do famoso arcade
de corrida; bem fraco por sinal. |
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Mario
Party trazia a alegria das gincanas para
casa. |
E
Bomberman, é claro, não poderia
faltar... |
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Goldeneye
007, da Rare, foi um dos melhores jogos de
tiro já produzidos. |
E
Turok 2, a continuação do caçador de
dinossauros, que fez também bastante
sucesso. |
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Quake... |
E
Duke Nukem também apareceram no N64. |
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Os
jogos de plataforma é que fizeram muito
sucesso no N64, plagiando o aclamado Mario
64. Aqui, vemos Banjo & Kazooie.
E... |
Bomberman
Hero |
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O
esquilo boca suja de Conker's Bad Fur Day... |
E
Donkey Kong 64. |
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Jogos
de esporte também tinha de montão. Aqui,
vemos 1080º Snowboarding... |
Super
Cross 2000. |
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A
série Fifa Soccer. |
International
Superstar Soccer. |
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Mario
Golf. |
Mario
Tennis. |
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A
série NBA Live. |
Mario
Kart 64. |
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Diddy
Kong Racing. |
F1
Racing Championship. |
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Bettle
Adventure Racing. |
F-Zero
X. |
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O
console também tinha Command & Conquer... |
Nuclear
Strike. |
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Castlevania
(pela primeira vez em 3D). |
E
até Resident Evil 2, com vídeos e tudo o
mais. |
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Mas
a Nintendo ainda guardava muitas outras
novidades na manga, como Hey Yoy Pikachu! |
Star
Fox 64, que veio a ser o projeto cancelado
para
o Super Nintendo (Star Fox 2). |
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O
ótimo RPG Paper Mario. |
O
excelente e premiado The Legend of Zelda:
Ocarina of Time. |
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Sua
continuação, Majora's Mask. |
E
Perfect Dark, a sequência de Goldeneye. |
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The
World is not Enough, com o agente 007. |
E
Super Smash Bros, o jogo de luta com os
carismáticos personagens da Nintendo. |
Devido a
arrogância e falta de visão em continuar a
apostar nos cartuchos, produtoras poderosas e até
então sempre fiéis à Nintendo, como a Square e
Enix, debandaram para o Playstation, e
passaram a produzir exclusivamente para ele. Nomes
fortes como Capcom, Konami e Electronic Arts
também o deixaram de lado, apostando suas fichas
no console da Sony.
Outro erro
estratégico da Nintendo foi o fato de apostar no
desenvolvimento de jogos infantis, negligenciando
o crescente mercado de títulos maduros. Os
usuários também viram que ele não era tão mais
poderoso que os concorrentes de 32 bits, deixando
de valorizá-lo apenas por suas especificações
técnicas, e mais pelos jogos.
E faltavam jogos ao
Nintendo 64, e no Japão, ele ficou em
terceiro lugar (principalmente pela falta de RPGs),
atrás até mesmo do prematuramente falecido Saturn.
Nos EUA, o N64 foi um sucesso, graças à
forte campanha de marketing e os ótimos jogos da
Rare e da própria Nintendo.
No final das
contas, o valente Nintendo 64 resistiu às
pressões e fez um bom trabalho, com uma base
instalada de quase 30 milhões de unidades ao
redor do mundo. A Nintendo aprendeu as lições, e
com o seu próximo videogame, o GameCube,
ela está fazendo tudo para não cometer os mesmos
erros do passado... Será?
*
Acessórios interessantes foram lançados para o
Nintendo 64. Dentre eles, em sentido
horário): 1) Rumble Pak, que fazia o controle
tremer. 2) Expansão de memória de 4 MB,
utilizada em Perfect Dark, Donkey Kong 64 e
Majora's Mask, por exemplo. 3) O Memory Pak, para
gravar os save games. 4) O Transfer Pak, para
fazer a interação entre GameBoy e o N64.
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Outra lenda da era Nintendo 64 foi o 64DD.
Lançado apenas no Japão, em quantidade limitada,
este era um acessório que prometia uma
"revolução" na jogabilidade,
utilizando discos opto-magnéticos de 64 MB, sendo
que boa parte deste espaço poderia ser regravada;
e modem para acesso à Internet. O lançamento
mundial foi cancelado pois o seu fracasso era
iminente, e ele ficou restrito a alguns milhares
de usuários japoneses. Menos de 10 títulos para
ele foram lançados, incluindo a continuação de
Mario Paint, Mario Artist.
*** O
Nintendo 64 não conseguiu competir diretamente
com o seu rival Playstation. Prova disso, é que 2
dos mais aguardados jogos para ele, Eternal
Darkness e Dinosaur Planet, foram cancelados, e
convertidos para o GameCube. Lembra-se de como
eles eram no N64? Nós temos as fotos.
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