A História dos
Videogames - Parte 39
FINAL DE 1998 - A
SNK TENTA LANÇAR UM COMPETIDOR À ALTURA DO
GAMEBOY
Vendo a Nintendo
ganhar mundos e fundos com o seu decano GameBoy,
e dominar sozinha a arena dos portáteis, a
japonesa SNK tenta utilizar o charme de seus
jogos 2D e do velho Neo Geo para lançar o
seu Neo Geo Pocket, em Novembro de 1998 no
Japão. O console era baratinho (US$ 69), tinha
uma ótima tela de cristal líquido P&B,
processador de 16 bits e proporcionava uma
duração enorme para as baterias (cerca de 40
horas).
Mas a SNK errou no
seu timing, pois já nesta época estava
disponível no Japão o GameBoy Color,
versão colorida do concorrente da Nintendo. Para
que alguém iria investir em um portátil novato e
P&B? Então, a empresa voltou aos seus
laboratórios e lançou rapidamente o Neo Geo
Pocket Color, em março de 1999, totalmente
compatível com o modelo anterior (os jogos
coloridos eram mostrados em P&B, quando
rodados nele). Seu grande diferencial competitivo
era o hardware, bem mais potente que o do GameBoy
Color, proporcionando ótimos gráficos em sua
belíssima tela de cristal líquido, e som de
primeira.
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Eis
o Neo Geo Pocket, nas versões P&B e
Color (abaixo). O
portátil vinha em várias cores
diferentes. |
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A biblioteca de
jogos do Neo Geo Pocket era composta
basicamente de jogos de luta e clássicos 2D da
própria SNK, e alguns raros lançamentos de
outras produtoras de ponta, como a Capcom, Namco,
Data East e Sega. Veja uma retrospectiva de
sua jogoteca:
Em termos de
acessórios para o Neo Geo Pocket, os
destaques eram um cabo para linkar 2 consoles e o
headphone para ouvir o som estéreo. Como o
portátil nunca possuiu uma luz
"interna" para iluminar a tela em
ambientes escuros, alguns fabricantes de
acessórios lançaram iluminações externas para
auxiliar na jogatina.
No resto do mundo,
o Neo Geo Pocket jamais foi distribuído em
larga escala, devido aos problemas financeiros da
SNK, que se arrastavam há alguns anos pela
decadência do mercado de arcades. Apenas algumas
milhares de unidades do portátil foram vendidas
diretamente nos EUA e Europa, através do web site
da empresa.
A SNK pediu
concordata em 2000, e no meio do ano já anunciava
não poder cumprir o suporte anunciado ao Neo
Geo Pocket, fechando suas subsidiárias no
resto do mundo. Em Abril de 2001 ela pedia a
abertura do processo de falência também para a
matriz japonesa, e no final de Outubro, cessou
definitivamente suas atividades, deixando saudades
nos jogadores que acompanharam e suportaram a
empresa nos seus 23 anos de existência.
A SNK agora é
parte definitiva da história dos videogames, e
seus consoles, incluindo o Neo Geo Pocket,
viraram peça de colecionador.
* Para
promover o Neo Geo Pocket no Japão, foi utilizada
uma modelo que ficou conhecida por aparecer em
todos os anúncios do portátil com uma simpática
"Maria-chiquinha".
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