A História dos Videogames - Parte 39

FINAL DE 1998 - A SNK TENTA LANÇAR UM COMPETIDOR À ALTURA DO GAMEBOY

Vendo a Nintendo ganhar mundos e fundos com o seu decano GameBoy, e dominar sozinha a arena dos portáteis, a japonesa SNK tenta utilizar o charme de seus jogos 2D e do velho Neo Geo para lançar o seu Neo Geo Pocket, em Novembro de 1998 no Japão. O console era baratinho (US$ 69), tinha uma ótima tela de cristal líquido P&B, processador de 16 bits e proporcionava uma duração enorme para as baterias (cerca de 40 horas). 

Mas a SNK errou no seu timing, pois já nesta época estava disponível no Japão o GameBoy Color, versão colorida do concorrente da Nintendo. Para que alguém iria investir em um portátil novato e P&B? Então, a empresa voltou aos seus laboratórios e lançou rapidamente o Neo Geo Pocket Color, em março de 1999, totalmente compatível com o modelo anterior (os jogos coloridos eram mostrados em P&B, quando rodados nele). Seu grande diferencial competitivo era o hardware, bem mais potente que o do GameBoy Color, proporcionando ótimos gráficos em sua belíssima tela de cristal líquido, e som de primeira. 

Eis o Neo Geo Pocket, nas versões P&B e Color (abaixo). O
portátil vinha em várias cores diferentes. 

A biblioteca de jogos do Neo Geo Pocket era composta basicamente de jogos de luta e clássicos 2D da própria SNK, e alguns raros lançamentos de outras produtoras de ponta, como a Capcom, Namco, Data East e Sega. Veja uma retrospectiva de sua jogoteca:


Muitos jogos foram lançados em versões P&B e coloridas como: 
1 e 4) King of Fighters R1 e R2. 2 e 5) Neo Geo Cup 98. 3 e 6) Pocket Tennis.  

Aqui, temos alguns joguinhos básicos: 1) Neo 21. 2) Pac Man. 3)  Puzzle Bobble Mini. 

RPGs também não faltavam para o portátil. Nas fotos, vemos: 1) Dark Arms. 2) Evolution - Eternal
Dungeons. 3) Biomotor Unitron, que era mais aventura do que RPG de verdade. 

Jogo de luta é o que mais tinha no Neo Geo Pocket. Veja: 1) Rockman Battle and Fighters. 
2) Fatal Fury Contact. 3) Big Bang pro Wrestling. 

1) Samurai Showdown. 2) SNK Vs Capcom: Match of the Millenium. 3) Gals Fighters.   

E outros joguinhos de ação bem legais: 1) Sonic Pocket Adventure. 2) Metal Slug First Mission. 
3) Cool Boarders Pocket. 

Em termos de acessórios para o Neo Geo Pocket, os destaques eram um cabo para linkar 2 consoles e o headphone para ouvir o som estéreo. Como o portátil nunca possuiu uma luz "interna" para iluminar a tela em ambientes escuros, alguns fabricantes de acessórios lançaram iluminações externas para auxiliar na jogatina. 

No resto do mundo, o Neo Geo Pocket jamais foi distribuído em larga escala, devido aos problemas financeiros da SNK, que se arrastavam há alguns anos pela decadência do mercado de arcades. Apenas algumas milhares de unidades do portátil foram vendidas diretamente nos EUA e Europa, através do web site da empresa.

A SNK pediu concordata em 2000, e no meio do ano já anunciava não poder cumprir o suporte anunciado ao Neo Geo Pocket, fechando suas subsidiárias no resto do mundo. Em Abril de 2001 ela pedia a abertura do processo de falência também para a matriz japonesa, e no final de Outubro, cessou definitivamente suas atividades, deixando saudades nos jogadores que acompanharam e suportaram a empresa nos seus 23 anos de existência. 

A SNK agora é parte definitiva da história dos videogames, e seus consoles, incluindo o Neo Geo Pocket, viraram peça de colecionador. 

««« Anterior   

Continua »»»

* Para promover o Neo Geo Pocket no Japão, foi utilizada uma modelo que ficou conhecida por aparecer em todos os anúncios do portátil com uma simpática "Maria-chiquinha".