A História dos Videogames - Parte 8


1978 - É LANÇADA A SEGUNDA GERAÇÃO DO ODYSSEY

Embalada com o sucesso do Atari 2600, a Magnavox resolve lançar a segunda geração de seu console pioneiro, o Odyssey. Intitulado de Odyssey 2, ele desembarcou no mercado americano em 1978 sob uma forte campanha de marketing, que podemos considerar a mais exagerada da história. 

Esse é o Odyssey 2, lançado em 1978 pela Magnavox. Ele
tinha um controle parecido com o do Atari e um teclado com
membranas que era o seu maior apelo, utilizado em jogos 
educativos e matemáticos.

Como o Odyssey 2 era inferior tecnicamente ao Atari 2600, com um processador lento e imagens mais quadradas do que nunca, os marketeiros da Magnavox achavam que, exagerando no apelo e qualidade de seus títulos, iriam conquistar o público. Frases antológicas como: "Infinitamente mais sofisticado do que os videogames comuns e arcades.", estavam escritas em destaque nos manuais dos jogos. Obviamente, as promessas não se concretizaram, e para muitos, esse foi o lado bom do Odyssey 2: usar sua imaginação enquanto se divertia, como nos bons RPGs de livro. 

Os jogos para o console foram poucos, e o detalhe mais interessante é que foram desenvolvidos praticamente por um homem (24 títulos em 4 anos), Ed Averett, um empregado da Magnavox e ex-vendedor da Intel. Eles fizeram sucesso principalmente na Europa. 

K.C.'s Munchkin, o Pacman da Magnavox, que 
sofreu acusação de plágio da Atari e foi 
retirado  de linha.
Mas, depois do sucesso do jogo, K.C. voltou em 
Krazy Chase, uma mistura de Centipede e Pac 
Man, conhecida no Brasil como Come Come II.
Popeye, o marinheiro bombado, não era mais do 
que um bando de pixels no Odyssey 2.
Uau, o console da Magnavox tinha até um simulador
de totó, ou pebolim, como preferirem. 
Speedway, um dos jogos que vinham na memória
 do Odyssey 2, além de Spinout e Cryptologic. 
Super Cobra, este sim era um dos melhores jogos
 do console, baseado no arcade homônimo. 
Turtles, também um sucesso dos fliperamas, era
considerado por muitos o grande titulo do console.
UFO: "Proteja a Terra contra uma sinistra invasão 
de misteriosos objetos voadores." Uau! 

Mais tarde a Magnavox lançou o "Voice Module", que permitia aos jogos incorporarem "sofisticados" recursos de voz. Novidade para a época, o trambolho, que era encaixado no console, impressionou os de coração mais fraco. No Brasil, a campanha de marketing da Philips também explorou o patético recurso. O máximo que conseguíamos ouvir eram frases curtas, com aquele sotaque terrível de sintetizador de voz, como: "A Commendable Defense", "The Earth will be mine" (Attack of The Time Lord), "Oh!" (Killer Bees) ou "Come On Turkey, Hit It!" (Smitherens). 

Mesmo com essas "simulações perfeitas da realidade", o Odyssey 2 nunca chegou a superar o Atari 2600 em vendas, e acabou sendo descontinuado com o crash de 1984.

Na Europa, um Odyssey mais poderoso, o Odyssey 3 ou Philips Videopac G7400+, foi lançando em 1983 com 16 cartuchos, mas ficou no mercado por um curtíssimo período de tempo. Hoje, este console é uma relíquia.

 ««« Anterior                                                                                            ......      Continua »»»   

* Quem não se lembra de Pick Axe Pete, um dos mais populares jogos do Odyssey 2, que no Brasil ficou conhecido como Didi na Mina Encantada? Abaixo, um comercial do jogo veiculado nos EUA:

Pick Axe Pete - Formato .Mov - 929 KB (cortesia do site http://www.commercial-archive.com)