Megamania
(Activision, 1982 - Atari 2600)
Activision,
novamente! E desta vez com a belíssima fantasia
espacial de Steve Cartwright: Megamania. Ferros de
passar roupa, rodas de automóveis, gravatas
borboleta e ioiôs são alguns dos inimigos que vêem
do espaço, e precisam ser combatidos em terra por
você! Pesadelo!? Não, em absoluto... É apenas
mais um grande jogo maluco dos anos de ouro da
Activision!
 
O MIMETISMO
ESPACIAL
Cartwright admite
ter embaralhado todos os jogos de tiro espacial
que ele já havia jogado, em Megamania. Dessa
forma, você tem às vezes a impressão de
estar tendo uma alucinação com um Space Invaders
povoado de hambúrgueres, ou um Asteroids com
queijos porosos orbitando o espaço sideral.
Em Megamania, você
controla uma unidade de combate terrestre, que se
move lateralmente pela base da tela, como a
maioria de jogos de tiro da época. Os ultrajantes
invasores têm seus movimentos próprios, e ritmo
variados. 90% deles têm o recurso de atravessar a
tela em movimento contínuo, mas seu canhão laser
não. Um dos erros fatais é seguir o inimigo para
a direita da tela, e ficar encurralado numa das
extremidades, facilitando o ataque dos ETs
esquisitões.
Você tem a opção
de controlar a direção dos disparos de acordo
com o movimento da nave, o que é muito útil para
abater os inimigos. Com as rajadas de laser dançando
ao seu comando, o pesadelo pode tomar o seu
partido, e nenhum objeto inanimado do dia-a-dia
causará estragos à sua pobre mente de jogador
inveterado.

JOGABIILIDADE
DESAFIADORA
Através dos 8 estágios
de Megamania (que se repetem, com nova
dificuldade, agregando outros movimentos aos
inimigos) você faz sua pontuação, dependendo do
tempo que gastar em cada um. O tempo é limitado,
e pode lhe custar uma vida caso não consiga
detonar os monstros da sua rotina subconsciente. A
cada 10.000 pontos você conquista uma vida nova,
essencial para os imprevistos das fases mais difíceis.
Na primeira e
terceira fases, você enfrenta hambúrgueres e
insetos que atravessam a tela, sobrevoando sempre
no topo. Na segunda e na quarta, os objetos
percorrem a área da tela tanto na horizontal
quanto na vertical, alternando sua trajetória com
os mais desconcertantes contrapés. Os inimigos
nessas fases são rosquinhas e pneus radiais. Na
quinta e sétima tanto os diamantes quanto as
gravatas borboleta não despencam do alto sobre a
sua cabeça, mas ficam oscilando verticalmente
enquanto percorrem os céus.
Na sexta fase, 3
filas de ferros de passar roupa invadem pouco a
pouco seu território (se você não abrir uma
brecha com o laser, em cada uma das fileiras, será
uma vida perdida), descendo sem a menor lógica,
num dos mais perversos ataques do jogo. Na oitava,
a última de cada ciclo de Megamania, uma chuva de
dados espaciais (como são chamados) vem completar
a brincadeira. Para nós, mais parecem pedaços de
queijo parmesão do que qualquer outra coisa, mas
o fato é que devem ser destruídos da mesma
maneira.
 
O senso de antecipação
que faz parte da jogabilidade de Megamania é o
mesmo. Só a postura muda de acordo com o inimigo
esdrúxulo, mas a concentração, e a coordenação
do ataque com o desvio dos objetos e disparos
mortais, é que fazem desse jogo um dos grandes clássicos
do Activision; e porque não dizer, do Atari 2600.
Com os sons
soberbamente imersivos, os ricos gráficos para a
época, e a diversificação da ação com o
correr do jogo, Megamania é um excitante desafio
gamístico. Basta começar a jogar, e logo você
se tornará um Megamaníaco!
Faça
o download de:
Emulador
de Atari 2600 Stella (PCs com Windows)
Megamania

E
não deixe de baixar este comercial
insano do clássico Megamania
* Descompacte o
emulador e a ROM do jogo em um mesmo diretório,
utilizando programas como o Winzip
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