Montezuma's Return (Parker Brothers, 1984 - Vários formatos)

PANAMA JOE NO ATARI 2600

No Atari não existem as tais correntes. Apenas pedras preciosas brilhando no ar. Essas jóias no Atari também não parecem nada preciosas. Elas parecem mais com botes salva vidas do que qualquer outra coisa. Mas o jogo é o mesmo. O inventário ocupa a parte superior da tela (não existem chaves de cores diferentes). Suas vidas são representadas por um pequeno "sombrero" mexicano. E as tochas continuam sendo um item essencial (quando não se está de posse do fogo, certas salas são completamente escuras; apagadas. Com a tocha, a tela retoma sua iluminação normal, e clareia o quarto inteiro).

O jogo tem um tipo de aventura muito parecido com o inspirado Pitfall, da Activision. Agregando ainda o inventário de itens especiais, e características peculiares ao jogo. A parte sonora é bastante interessante. E simples. O tradicional "La cucaracha" é tocado sempre que Panama recolhe um item, e seus movimentos são seguidos por algo que provavelmente representa os ecos de seus passos através das urnas do templo (filtrados pelo áudio metálico do Atari 2600). Quando ele corre, uma acelerada batida pulsante se forma, induzindo o jogador à ação. Ação, inclusive, é um item que precisa ser pensado, em Montezuma's Revenge.

Sair saltitando alegremente de sala para sala do perigoso templo, pode significar a perda de muitas vidas. Um passo em falso pode ser a sua perdição. Os saltos sobre os crânios rolantes (que dificultam muito, dependendo da posição em que a caveira está) têm de ser bem calculados; ou sobre as malditas cobras que, embora estejam fixas como estátuas, são difíceis pra burro. Quando os obstáculos começam a se combinar, aí então é que tudo começa a complicar de verdade.

Quando as superfícies que surgem e desaparecem sobre os poços de lava, sustentam crânios rolantes em sua superfície, é quando se está chegando ao final da primeira rodada (onde há a câmara do tesouro particular de Montezuma), prestes a passar para o próximo estágio. Daí pra frente, o negócio é enfrentar novas caçadas, nas salas que se recombinam, inimigos que se duplicam e ganham velocidade. A partir daí é que a sobrevivência vai ficando difícil em Montezuma's Revenge.

De um modo ou de outro, muitas vidas precisam ser sacrificadas no fatídico templo de Montezuma. E não deixa de ser divertido ver Panama Joe ser fulminado. Se ele cai na lava fervente, tudo o que resta dele é uma fumacinha cinzenta. Se ele cair de um lugar um pouquinho mais alto, ele fica estirado de cabeça pra baixo, balançando suas pernas de rã. No mais, tudo o que o toca, ou o atinge, reduz o nosso herói a uma névoa de flocos de cucaracha, onde antes havia o pequeno valente, metido no seu chapéu.

MONTEZUMA EM 3D

Robert Jaeger atualmente é vice presidente da Utopia Technologies. Ele tinha apenas 16 anos quando projetou Montezuma's Revenge em 1984, para o Atari 800. Assumindo toda a parte de programação, ele criou os gráficos e os sons do jogo. "Nos anos 80, era típico para uma pessoa fazer de tudo", diz Jaeger; "Originalmente, Steve e eu tínhamos uns poucos consultores para os gráficos e os sons. Nós começamos a trabalhar em Montezuma com duas pessoas além de nós. E terminamos o jogo com nove pessoas."

Após ter se retirado do cenário dos games (pouco depois do crash de 84) e de ter alçado vôo em outras áreas (foi corretor de ações em Wall Street, e consultor em tecnologia financeira), Jaeger em pessoa daria nova vida ao templo de Montezuma, criando em 1998, com seu antigo parceiro Steve Bergenholtz, a versão 3D do clássico asteca de plataforma, para o PC. Em "Montezuma's Return", as aventuras de Panama Joe em 2D foram traduzidas para um jogo contemporâneo de ação em 3D, na primeira pessoa. Repleto de texturas em alta resolução e efeitos de luzes em tempo real, o jogo procurou manter o humor que caracterizou o clássico da Atari. Para tanto, as várias formas de morrer foram inspiradas em filmes B de Hollywood, e de ficção científica.

E para provar que não estávamos completamente enganados quanto ao nome ideal do personagem, desta vez o nosso herói é Max Montezuma; um descendente do rei Montezuma, que retorna à sua terra natal para reclamar o seu tesouro. A história é praticamente a mesma. Max deve procurar por objetos no templo asteca, e tentar sacar o seu espólio real. Seriam 9 fases, onde cada uma oferece umas 4 horas de jogo, em média, para resolver os quebra cabeças e enfrentar os ardis dos demônios de seus antepassados.

A ênfase dos saltos do velho e bom jogo de plataforma, teve de ser retirada em sua ambientação para 3 dimensões. Segundo Robert Jaeger, "a essência é a mesma. Você controla um personagem que precisa se situar e ver o que há nas salas e quais os personagens terá de combater e os que terá de evitar". "O que nós tentamos fazer foi replicar a emoção de Montezuma's Revenge, o sentimento que você tem quando jogava o jogo, a diversão dos saltos e das escaladas".

Sem problemas, Rob, mas infelizmente Montezuma's Return não passou de um jogo medíocre tentando se catapultar no rastro de fama deixado pelo original, ficando fadado ao ostracismo. Apenas os pascácios e suas mentes medievais poderiam ter gostado dele. O jogo passou desapercebido durante o ano de 1998, frente a saraivada de títulos excelentes e originais lançados para computadores e videogames. Uma pena!

O primeiro Montezuma ainda é diversão de primeira, para quem aprecia os grandes clássicos de plataforma. E pode ser considerado antepassado direto dos jogos de ação e aventura que temos hoje em dia. Montezuma's Revenge é um desses grandes títulos, cujo prazer de jogar não se extingue tão fácil quanto certas civilizações antigas. Montezuma's Revenge é uma relíquia do passado, que fica mais rara a cada dia que passa.

---------------------------------------------------

Faça o download de:

Montezuma's Revenge

Emulador do Apple II (PCs com Windows)
Emulador do Apple II (MAC OS)
Emulador de Atari 2600 Stella (PCs com Windows)

Versão Apple II
Versão Atari 2600

* Descompacte o emulador e a ROM do jogo em um mesmo diretório, utilizando programas como o Winzip

Montezuma's Return

Demo para PCs com Windows - 21 MB (Pentium-133, Windows 95, 16MB RAM, 24MB de disco e drivers do DirectX)