Montezuma's
Return (Parker Brothers, 1984 - Vários
formatos)
PANAMA JOE NO
ATARI 2600
No Atari não
existem as tais correntes. Apenas pedras preciosas
brilhando no ar. Essas jóias no Atari também não
parecem nada preciosas. Elas parecem mais com
botes salva vidas do que qualquer outra coisa. Mas
o jogo é o mesmo. O inventário ocupa a parte
superior da tela (não existem chaves de cores
diferentes). Suas vidas são representadas por um
pequeno "sombrero" mexicano. E as tochas
continuam sendo um item essencial (quando não se
está de posse do fogo, certas salas são
completamente escuras; apagadas. Com a tocha, a
tela retoma sua iluminação normal, e clareia o
quarto inteiro).
O jogo tem um tipo
de aventura muito parecido com o inspirado Pitfall,
da Activision. Agregando ainda o inventário de
itens especiais, e características peculiares ao
jogo. A parte sonora é bastante interessante. E
simples. O tradicional "La cucaracha" é
tocado sempre que Panama recolhe um item, e seus
movimentos são seguidos por algo que
provavelmente representa os ecos de seus passos
através das urnas do templo (filtrados pelo áudio
metálico do Atari 2600). Quando ele corre, uma
acelerada batida pulsante se forma, induzindo o
jogador à ação. Ação, inclusive, é um item
que precisa ser pensado, em Montezuma's Revenge.
 
Sair saltitando
alegremente de sala para sala do perigoso templo,
pode significar a perda de muitas vidas. Um passo
em falso pode ser a sua perdição. Os saltos
sobre os crânios rolantes (que dificultam muito,
dependendo da posição em que a caveira está) têm
de ser bem calculados; ou sobre as malditas cobras
que, embora estejam fixas como estátuas, são difíceis
pra burro. Quando os obstáculos começam a se
combinar, aí então é que tudo começa a
complicar de verdade.
Quando as superfícies
que surgem e desaparecem sobre os poços de lava,
sustentam crânios rolantes em sua superfície, é
quando se está chegando ao final da primeira
rodada (onde há a câmara do tesouro particular
de Montezuma), prestes a passar para o próximo
estágio. Daí pra frente, o negócio é enfrentar
novas caçadas, nas salas que se recombinam,
inimigos que se duplicam e ganham velocidade. A
partir daí é que a sobrevivência vai ficando
difícil em Montezuma's Revenge.
De um modo ou de
outro, muitas vidas precisam ser sacrificadas no
fatídico templo de Montezuma. E não deixa de ser
divertido ver Panama Joe ser fulminado. Se ele cai
na lava fervente, tudo o que resta dele é uma
fumacinha cinzenta. Se ele cair de um lugar um
pouquinho mais alto, ele fica estirado de cabeça
pra baixo, balançando suas pernas de rã. No
mais, tudo o que o toca, ou o atinge, reduz o
nosso herói a uma névoa de flocos de cucaracha,
onde antes havia o pequeno valente, metido no seu
chapéu.
 
MONTEZUMA EM 3D
Robert Jaeger
atualmente é vice presidente da Utopia
Technologies. Ele tinha apenas 16 anos quando
projetou Montezuma's Revenge em 1984, para o Atari
800. Assumindo toda a parte de programação, ele
criou os gráficos e os sons do jogo. "Nos
anos 80, era típico para uma pessoa fazer de
tudo", diz Jaeger; "Originalmente, Steve
e eu tínhamos uns poucos consultores para os gráficos
e os sons. Nós começamos a trabalhar em
Montezuma com duas pessoas além de nós. E
terminamos o jogo com nove pessoas."
Após ter se
retirado do cenário dos games (pouco depois do
crash de 84) e de ter alçado vôo em outras áreas
(foi corretor de ações em Wall Street, e
consultor em tecnologia financeira), Jaeger em
pessoa daria nova vida ao templo de Montezuma,
criando em 1998, com seu antigo parceiro Steve
Bergenholtz, a versão 3D do clássico asteca de
plataforma, para o PC. Em "Montezuma's Return",
as aventuras de Panama Joe em 2D foram traduzidas
para um jogo contemporâneo de ação em 3D, na
primeira pessoa. Repleto de texturas em alta
resolução e efeitos de luzes em tempo real, o
jogo procurou manter o humor que caracterizou o clássico
da Atari. Para tanto, as várias formas de morrer
foram inspiradas em filmes B de Hollywood, e de
ficção científica.
E para provar que não
estávamos completamente enganados quanto ao nome
ideal do personagem, desta vez o nosso herói é
Max Montezuma; um descendente do rei Montezuma,
que retorna à sua terra natal para reclamar o seu
tesouro. A história é praticamente a mesma. Max
deve procurar por objetos no templo asteca, e
tentar sacar o seu espólio real. Seriam 9 fases,
onde cada uma oferece umas 4 horas de jogo, em média,
para resolver os quebra cabeças e enfrentar os
ardis dos demônios de seus antepassados.
 
A ênfase dos
saltos do velho e bom jogo de plataforma, teve de
ser retirada em sua ambientação para 3 dimensões.
Segundo Robert Jaeger, "a essência é a
mesma. Você controla um personagem que precisa se
situar e ver o que há nas salas e quais os
personagens terá de combater e os que terá de
evitar". "O que nós tentamos fazer foi
replicar a emoção de Montezuma's Revenge, o
sentimento que você tem quando jogava o jogo, a
diversão dos saltos e das escaladas".
Sem problemas, Rob,
mas infelizmente Montezuma's Return não passou de
um jogo medíocre tentando se catapultar no rastro
de fama deixado pelo original, ficando fadado ao
ostracismo. Apenas os pascácios e suas mentes
medievais poderiam ter gostado dele. O jogo passou
desapercebido durante o ano de 1998, frente a
saraivada de títulos excelentes e originais
lançados para computadores e videogames. Uma
pena!
O primeiro
Montezuma ainda é diversão de primeira, para
quem aprecia os grandes clássicos de plataforma.
E pode ser considerado antepassado direto dos
jogos de ação e aventura que temos hoje em dia.
Montezuma's Revenge é um desses grandes títulos,
cujo prazer de jogar não se extingue tão fácil
quanto certas civilizações antigas. Montezuma's
Revenge é uma relíquia do passado, que fica mais
rara a cada dia que passa.
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Faça
o download de:
Montezuma's
Revenge
Emulador
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Emulador
de Atari 2600 Stella (PCs com Windows)
Versão
Apple II
Versão
Atari 2600
* Descompacte o
emulador e a ROM do jogo em um mesmo diretório,
utilizando programas como o Winzip
Montezuma's
Return
Demo
para PCs com Windows - 21 MB (Pentium-133,
Windows 95, 16MB RAM, 24MB de
disco e drivers do DirectX)
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