A 2K anunciou a criação da Small Axe Studios, um novo estúdio de desenvolvimento AAA sediado em Vancouver, no Canadá, que terá como objetivo criar a “próxima grande franquia esportiva” da empresa. A equipe é formada por diversos veteranos da Electronic Arts, incluindo profissionais que trabalharam durante anos na franquia FIFA.
O estúdio será liderado por Aaron McHardy, que assume os cargos de vice-presidente, produtor executivo e chefe da Small Axe. McHardy trabalhou por mais de 15 anos na equipe responsável por FIFA, antes de deixar a EA em 2021. Ele também teve experiência com outras grandes franquias esportivas da companhia.
Outro nome de destaque é Gary Peterson, chefe de design da Small Axe, que trabalhou em diversos jogos da série FIFA desde FIFA 06. A equipe também conta com outros veteranos com cerca de duas décadas de experiência na EA Sports, incluindo Tom Pan, chefe de operações, Mike Thompson, líder de engenharia, e John Cruz, diretor de arte técnica.
A Small Axe não surgiu exatamente do zero. O estúdio é resultado da evolução do 2K Sports Lab, um projeto que a 2K estabeleceu em 2023 para explorar o desenvolvimento de uma nova propriedade esportiva. Agora, a iniciativa ganhou uma estrutura própria como estúdio AAA e recebeu a missão de ampliar o portfólio esportivo da empresa.
“Como parte do nosso compromisso de investir em novas IPs e expandir nosso portfólio esportivo, estamos entusiasmados em confirmar que a Small Axe Studios trabalhará para construir a próxima grande franquia esportiva da 2K”, afirmou a empresa em comunicado.
A 2K ainda não revelou qual modalidade esportiva será abordada pelo novo projeto. No entanto, há indícios de que futebol possa ser o foco. O material de divulgação da Small Axe apresenta um emblema com aparência semelhante aos distintivos utilizados por clubes de futebol, enquanto a presença de tantos veteranos da equipe de FIFA torna a possibilidade particularmente interessante. Por enquanto, porém, a 2K não confirmou oficialmente que se trata de um jogo de futebol.
Caso seja realmente um novo jogo de futebol, o projeto colocaria a 2K em uma disputa direta com EA Sports FC, sucessor de FIFA após a separação entre Electronic Arts e a entidade que administra o futebol mundial. FIFA 23 foi o último jogo da EA a utilizar oficialmente a marca FIFA, antes de a série passar a se chamar EA Sports FC.
A possibilidade de uma nova franquia de futebol da 2K também seria particularmente relevante porque a empresa já possui experiência consolidada no mercado de esportes. Seu portfólio inclui NBA 2K, WWE 2K e PGA Tour 2K, mas a companhia ainda não possui uma grande franquia de futebol equivalente ao que representa EA Sports FC para a Electronic Arts.