Perfis falsos, porém verificados com o selo azul, estão se passando por contas de grandes empresas e personalidades no Twitter, como a Nintendo e Valve, desde que o novo sistema de verificação pago do serviço começou a funcionar.
Agora sobre comando de Elon Musk, que comprou o Twitter por US$ 44 bilhões, a rede social passou a vender o selo azul em uma assinatura mensal de US$ 8, o que tornou o acesso à verificação mais fácil, porém aparentemente vulnerável a fraudes.
A fraude que se tornou comum desde a quarta-feira consiste em comprar o selo azul para um perfil e então alterar o nome da conta para o de uma empresa ou personalidade, embora o identificador de @ não possa ser editado para ser o mesmo da conta que é personificada.
A assinatura do Twitter Blue não faz a mesma checagem de dados do sistema anterior, o que permite que qualquer conta tenha o selo instantaneamente.
Musk afirmou anteriormente que o novo sistema atuaria como um mecanismo anti-fakes e golpistas, mas horas após o lançamento na quarta-feira vários usuários começaram a usar o recurso para se passarem por outros.
Uma conta falsa, mas verificada da Nintendo of America, apareceu revelando um novo Super Mario Galaxy falso. O perfil também publicou uma imagem de Mario mostrando o dedo do meio.
Outra conta verificada da Valve também foi usada para anunciar um certo Ricochet: Neon Prime, que seria uma “plataforma competitiva” da empresa por trás da série Half-Life e da loja Steam.
Entre as personalidades que foram “roubadas” pelo novo truque estão o perfil do próprio Musk e uma conta que seria o perfil verificado de Jesus Cristo.
Segundo Musk, o sistema ainda está sendo testado e é normal que esse tipo de problema ocorra nos primeiros dias. O novo dono do Twitter também disse que as contas que se passarem por perfis de terceiros serão banidas e o dinheiro da assinatura do Twitter Blue não será devolvido.
Um selo “Oficial”, que não estava disponível para compra, foi temporariamente dado a certas contas, incluindo agências governamentais selecionadas, empresas comerciais, grandes meios de comunicação e algumas figuras públicas, embora esse sistema tenha sido rapidamente descartado horas depois.
“Atualmente, não estamos colocando um rótulo Oficial nas contas, mas estamos indo agressivamente atrás de falsificação de identidade e engano”, confirmou a conta de suporte do Twitter.