A Nexon está próxima de encontrar a sua galinha dos ovos de ouro com The First Descendant, que conquistou dez milhões de jogadores em apenas sete dias de disponibilidade.
Embora os fracassos tenham se tornado cada vez mais comuns no gênero de shooter online “free to play”, o bom começo de The First Descendant é um sinal positivo, ainda que outros tenham falhado ao reter o público no longo prazo. Para o jogo da Nexon, o lançamento não foi perfeito e a recepção da crítica tem sido morna, com avaliações na Steam situadas na “média”, a partir de mais de 55 mil comentários postados até o momento.
Quase todos os jogadores citam um modelo econômico pobre, com “drop rates” baixos para desbloquear um novo personagem, o que leva a comparações muito desfavoráveis com Warframe, do qual The First Descendant se baseia fortemente tanto na progressão individual quanto no ciclo de jogo. Há ainda reclamações sobre a ausência de um sistema anti-trapaça eficaz.
The First Descendant também foi acusado de plágio mais explícito por conta de ícones considerados muito parecidos com os de Destiny 2. A Nexon respondeu a essas acusações dizendo que “leva estas preocupações muito a sério” e que os ícones apontados serão em breve substituídos para “refletir mais claramente a identidade única” do produto.
The First Descendant também sofreu com as tradicionais interrupções do servidor no lançamento. Quanto a isso, a Nexon cita problemas com servidores da Microsoft usados para acomodar o público e informa que a situação foi estabilizada já no terceiro dia.
The First Descendant está disponível gratuitamente para PC, PS5 e Xbox Series X|S.