Enquanto a Nintendo optou por não compartilhar detalhes técnicos do Switch 2, coube à Nvidia, a fabricante da GPU do console, trazer algumas informações sobre este assunto.
Em seu site oficial, a Nvidia informa que o Switch 2 tem “10x o desempenho gráfico” do Switch original e seus chips são um design “personalizado” com “RT Cores e Tensor Cores dedicados”, e incrementados por IA. Esses Tensor Cores “aumentam os gráficos alimentados por IA, mantendo o consumo de energia eficiente”, enquanto os RT Cores “aumentam o realismo no jogo com iluminação dinâmica e reflexos naturais”, explica a Nvidia.
A empresa também reiterou que o Switch 2 terá HDR e upscaling de IA com tecnologia DLSS, que permitem imagens escalonadas para 4K e até 120 fps na resolução 1080p no modo portátil
“Os Tensor Cores também permitem o rastreamento facial com tecnologia de IA e a remoção de fundo em casos de uso de bate-papo por vídeo, aprimorando jogos sociais e streaming”, acrescenta a Nvidia.
Na apresentação de ontem, a Nintendo anunciou que Metroid Prime 4: Beyond rodará no Switch 2 em resolução 4K e 60 fps com HDR no Modo Qualidade e 1080p a 120 fps com HDR no Modo Desempenho.
A confirmação de que o console terá jogos modernos como Elden Ring e Cyberpunk 2077 também é um indicativo de que o Switch 2 terá um desempenho no mínimo equivalente ao Steam Deck, mas potencialmente superior.