A Nintendo anunciou que está adiando o início das reservas do Nintendo Switch 2 nos Estados Unidos para poder avaliar melhor as condições de mercado, após o anúncio das tarifas feito pelo governo Trump na quarta-feira.
As encomendas do Switch 2 já começaram na Europa e estavam marcadas para iniciar no dia 9 de abril nos EUA. Mas o anúncio das tarifas por Donald Trump trouxe muitas incertezas para o comércio internacional e pode impactar fortemente a Nintendo, já que a empresa produz o Switch 2 na China e Vietnã, dois dos países mais afetados pelas novas taxas alfandegárias americanas.
A Nintendo transferiu parte de sua produção do Switch 2 para o Vietnã justamente para contornar potenciais sanções contra a China, mas o governo Trump surpreendeu com a imposição de uma taxa de 46% sobre todas as importações de produtos vietnamitas.
“As pré-encomendas do Nintendo Switch 2 nos Estados Unidos não começarão em 9 de abril de 2025, para avaliar o impacto potencial de taxas alfandegárias e desenvolvimentos de mercado. A Nintendo anunciará a nova data posteriormente”.
Quando o Switch 2 foi anunciado, vários analistas consideraram que a diferença de preço entre o Japão (cerca de US$ 330) e os EUA (US$ 450) poderia ser explicada pelo medo de altas taxas alfandegárias nos próximos meses. Mas esses impostos generalizados provavelmente pegaram a Nintendo de surpresa, assim como outros gigantes do mercado, que ainda estão digerindo as notícias.
A Nintendo ainda planeja lançar o Switch 2 nos Estados Unidos em 5 de junho, mas é possível que o preço do console suba ainda mais no país, caso a situação não se resolva até lá.