Mais de quatro anos após seu lançamento, o PlayStation 5 não está ficando mais barato, mas sim encarecendo em algumas regiões. Hoje, a Sony anunciou uma revisão de preços para cima em todos os modelos do console para a Europa, Oriente Médio, África e Oceania.
O preço do modelo mais barato do PS5, na Edição Digital, aumentará em 50 euros na Europa e o console agora custará 499,99 euros. Este é o segundo aumento no preço do console, que inicialmente custava 399,99 euros.
Os novos preços da linha PS5 na Europa são:
PS5 Edição Digital: 499,99 euros
PS5 Standard: 549,99 euros
PS5 Pro: 799,99 euros
Leitor de discos: 79,99 euros
A Sony justificou o aumento de preços do PS5 pelo “clima econômico difícil, marcado em particular por alta inflação e taxas de câmbio flutuantes”.
Os novos preços ainda não parecem ser levados em consideração por vários varejistas na Europa, e é possível que sejam implementados apenas na próxima reposição de estoque.
Embora a Sony não tenha anunciado um aumento do preço do console no Japão, Estados Unidos e América Latina, é possível que essas regiões também sejam incluídas nesse reajuste em breve. Essa é a crença do analista Serkan Toto, CEO da consultoria Kantan Games, sediada em Tóquio, que disse à CNBC: “Eu ficaria muito surpreso se a Sony conseguisse manter os preços do PlayStation nos EUA estáveis”.
Além do cenário inflacionário, os Estados Unidos ainda estão expostos às incertezas do mercado em relação às tarifas anunciadas pelo governo Trump, que podem afetar de forma ainda mais ampla o preço de eletrônicos no país.