A revista japonesa Famitsu trouxe mais detalhes de Ghost of Yotei em uma entrevista com os diretores do jogo, Nate Fox e Jason Cornell.
Segundo a dupla, a sequência de Ghost of Tsushima será uma história de vingança, com a personagem principal, Atsu, explorando a região de Ezo, atual Hokkaido, enquanto caça os seis malfeitores que assassinaram sua família.
Os antagonistas são os seis membros do Onryo, uma gangue de bandidos mascarados sob o comando de um certo Saito. O jogo alternará frequentemente entre o passado e o presente para entender os eventos e o jogador terá a liberdade de escolher qual membro dos “Seis Yotei” deseja caçar primeiro: a Cobra, o Oni (demônio), a Kitsune (raposa), a Aranha ou o Dragão, até o confronto final com Saito. Uma faixa usada pela protagonista na cabeça exibirá os nomes dos homens que ela está perseguindo.
Presando pela representação correta da região e das nuances da cultura japonesa, Fox e Cornell visitaram Hokkaido para um trabalho de pesquisa e consultaram especialistas locais.
“Recebemos a cooperação de vários consultores em relação à representação do povo Ainu e da cultura Ainu da época”, disse Fox, fazendo menção aos povos originários do norte do arquipélago. “Assim como no jogo anterior, também pesquisamos exaustivamente a cultura japonesa e a incorporamos a este projeto”.
“Também fui a Hokkaido para pesquisar a cultura Ainu, e pessoas com conhecimento sobre a cultura Ainu me apresentaram museus e artesanato popular, o que incorporei à visão de mundo deste trabalho. Aliás, também fui às montanhas com eles e tive a experiência de colher vegetais selvagens”, acrescentou Cornell.
A possibilidade de escolher qual dos seis Yotei será o próximo alvo tornará a exploração mais livre em Ghost of Yotei, e em comparação com o jogo anterior o mapa será mais amplo.
“Em termos de aventura em mundo aberto, Ghost of Yotei tem a maior liberdade e o maior mapa de qualquer jogo de mundo aberto que já fizemos”, disse Fox à Famitsu.
Ghost of Yotei será lançado para PS5 em 2 de outubro de 2025.