A editora coreana Krafton anunciou a saída dos três principais executivos do estúdio Unknown Worlds, mais conhecido pela série Subnautica.
O estúdio faz parte da família Krafton desde 2021 e está avançado na produção de Subnautica 2, o que torna a saída de seus principais executivos uma supresa. A editora nega ter demitido Charlie Cleveland, Max McGuire e Ted Gill, o que levanta a suspeita de conflitos internos.
“Embora a Krafton quisesse manter os cofundadores da Unknown Worlds e os criadores originais da série Subnautica envolvidos no desenvolvimento do jogo, a empresa deseja a eles o melhor para o futuro”, diz o comunicado divulgado pela Krafton nesta quarta-feira.
Em 29 de outubro de 2021, após a explosão global graças ao sucesso de PUBG, a Krafton, em busca de diversificação, anunciou a conclusão da aquisição da Unknown Worlds por um valor mínimo de US$ 500 milhões, enfatizando que a administração do estúdio permaneceria no comando. “A Krafton pagará US$ 500 milhões para adquirir 100% da Unknown Worlds, com a opção de oferecer US$ 250 milhões adicionais por meio de uma cláusula de earn-out prevista para 2026, dependendo do desempenho da Unknown Worlds após a fusão”, explicou o comunicado à imprensa.
Com as saídas de Charlie Cleveland, Max McGuire e Ted Gill, a Krafton anunciou que o Unknown Worlds agora será liderado por Steve Papoutsis, que já era Gerente Geral do Striking Distance Studios (The Callisto Protocol). Veterano da Crystal Dynamics e da Electronic Arts, Papoutsis atuou ainda como Gerente Geral no Visceral Games (Dead Space, Battlefield Hardline).
“Nada é mais importante do que a experiência do jogador. Dada a expectativa por Subnautica 2, devemos aos nossos jogadores nada menos do que o melhor jogo possível, o mais rápido possível”, disse CH Kim, CEO da Krafton. “Estamos muito felizes em ter Steve conosco em nosso compromisso compartilhado na Krafton e na Unknown Worlds para entregar um Subnautica 2 mais refinado e satisfatório — um que realmente atenda aos desejos dos jogadores”.
A declaração também reitera o papel mais próximo que a Krafton vem assumindo na gestão de seus estúdios há algum tempo. Vale lembrar que o fracasso de The Callisto Protocol teria sido o gatilho que levou a Krafton a revisar suas operações para supervisionar mais de perto o desenvolvimento dos jogos de seus estúdios. “Como parte de sua supervisão, a Krafton está comprometida em atingir marcos regulares para avaliar o progresso de seus estúdios criativos. Essas avaliações, baseadas em métricas e objetivos claramente definidos, ajudarão a garantir que os jogos atendam aos padrões criativos e de qualidade. Esse processo é essencial para entregar o jogo certo no momento certo. A nova liderança da Unknown Worlds apoia totalmente essa abordagem e está comprometida em atender às expectativas dos jogadores”, diz o comunicado.
Por sua vez, Glen Schofield, fundador do Striking Distance Studios, revelou após sua saída que a Krafton insistiu em lançar The Callisto Protocol em dezembro de 2022, embora o diretor do estúdio estimasse que precisaria de pelo menos mais três meses. Subnautica 2 ainda não tem data de lançamento, mas, de qualquer forma, será lançado em Acesso Antecipado e planeja evoluir por potencialmente dois ou três anos antes de ter um lançamento definitivo. O jogo de sobrevivência e exploração subaquática, que será lançado no Steam, Epic Games Store, Xbox Series X|S, Xbox PC e Xbox Game Pass, não está entre os títulos que Krafton apresentará no próximo mês na Gamescom em Colônia. No entanto, ainda é esperado para 2025.