As demissões em massa na equipe do Xbox atingiram em cheio o estúdio californiano The Initiative, que trabalhava no “reboot” de Perfect Dark desde 2018. A Microsoft anunciou hoje que o jogo foi cancelado e o estúdio será encerrado.
A empresa também confirmou o cancelamento de Everwild, da Rare, como havia sido antecipado na manhã desta quarta-feira, e a demissão de 9.000 funcionários em toda a empresa, desde o serviço de infra-estrutura Azure ao Xbox. As demissões representam cerca de 4% da força de trabalho da empresa e somadas às dispensas anunciadas nos últimos meses eleva para 15.300 o total dos cargos cortados.
“Tomamos a decisão de interromper o desenvolvimento de Perfect Dark e Everwild, bem como encerrar vários projetos não anunciados em nosso portfólio. Como parte disso, estamos fechando um de nossos estúdios, o The Initiative. Essas decisões, juntamente com outras mudanças em nossas equipes, refletem um esforço mais amplo para ajustar prioridades e concentrar recursos para preparar nossas equipes para maior sucesso em um cenário industrial em constante mudança. Não tomamos essas decisões levianamente, pois cada projeto e equipe representam anos de esforço, imaginação e comprometimento”, escreveu Matt Booty, chefe do Xbox Game Studios.
“Nossa estratégia geral de portfólio permanece inalterada: desenvolver jogos que entusiasmem nossos jogadores, continuar a desenvolver nossas maiores franquias e criar novas histórias, mundos e personagens. Temos mais de 40 projetos em desenvolvimento ativo, impulso contínuo para os títulos que serão lançados neste outono e uma forte agenda para 2026”.
O The Initiative foi fundado em 2018 pelo ex-chefe da Crystal Dynamics, Darrell Gallagher, juntamente com vários veteranos que criaram jogos como Tomb Raider. Perfect Dark seria o primeiro título do estúdio.