A Rare está perdendo ao menos dois veteranos que formavam a espinha dorsal da produtora, após o cancelamento de Everwild e as demissões colocadas em prática pela Microsoft esta semana.
Segundo fontes do site VGC, o veterano Gregg Mayles, designer de jogos mais experiente e influente da Rare, está deixando a empresa após 35 anos.
Mayles foi um dos primeiros funcionários da Rare e seu nome aparece nos créditos de Solar Jetman, jogo lançado para o NES e fliperamas em 1990. Ele havia assumido a direção de Everwild desde a reestruturação da equipe em 2021.
Ao longo das mais de três décadas na produtora britânica, Mayles dirigiu jogos como Donkey Kong Country e sua sequência, Banjo-Kazooie e Tooie, Grabbed by the Ghoulies e Viva Piñata. Na Microsoft, ele trabalhou Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts, Kinect Sports e atuou como diretor criativo de Sea of Thieves. No total, Mayles trabalhou em quase 30 jogos na Rare.
Também está deixando a Rare a produtora executiva Louise O’Connor, veterana cujo primeiro projeto foi Conker’s Bad Fur Day para Nintendo 64.
Na quarta-feira, a Microsoft anunciou o cancelamento de Everwild e do “reboot” de Perfect Dark, junto do fechamento do estúdio The Initiative e demissões de até 9.000 funcionários em toda a empresa.