O fundador e ex-presidente do Arkane Studios, estúdio onde pertencente à Microsoft, fez duras críticas ao Game Pass, que ele afirma estar “prejudicando cada vez mais” a indústria.
Raphael Colantonio, que fundou o Arkane Studios e liderou o estúdio até 2019, repercutiu a notícia das demissões em massa feitas na semana passada pela Microsoft, que resultaram em cortes em vários estúdios de jogos. Para ele, o Game Pass seria o grande problema que estaria prejudicando a economia da indústria de games no momento e levando ao fechamento dos estúdios.
“Por que ninguém está falando sobre o elefante na sala? Cof cof (Gamepass)”, questionou Colantonio no X. “Acho que o Gamepass é um modelo insustentável que vem prejudicando cada vez mais a indústria há uma década, subsidiado pelo ‘dinheiro infinito’ da Microsoft, mas em algum momento a realidade tem que chegar. Não acho que o Game Pass possa coexistir com outros modelos; ou ela mata todos os outros ou desiste”.
Colantonio, que atualmente trabalha em um novo RPG em primeira pessoa no seu novo estúdio, o WolfEye Studios, também criticou o que ele chamou de “besteiras que a Microsoft fala” aos desenvolvedores quando tenta os convencer de que o Game Pass não canibaliza as vendas dos jogos. “Estou farto de todas as besteiras que nos contaram no começo, tipo ‘não se preocupe, isso não afeta as vendas’, só para anos depois admitir que afeta mesmo. ‘Sério mesmo! Sério?'”, ironizou o ex-Arkane.
“É um jogo longo que envolve lançar um tsunami em todo o ecossistema da indústria. Só os jogadores gostam porque a oferta é boa demais para ser verdade, mas eventualmente até os jogadores vão odiar quando perceberem os efeitos nos jogos”, prosseguiu Colantonio.
Rebatendo o argumento de um jogador que elogiou o Game Pass por oferecer mais acessibilidade aos jogos sem a necessidade de pagar US$ 70 por cada título, Colantonio apontou para o inevitável momento em que esta oferta não será mais tão atrativa, caso a Microsoft consiga de fato prender o público e os desenvolvedores no serviço de assinaturaa.
“Quando um negócio é bom demais, há um motivo que pode se revelar mais tarde e prejudicar a todos, inclusive você. No momento, você tem acesso a uma boa quantidade de jogos bons por uma fração do custo real”, escreveu ele. “O que *pode* acontecer quando a MS vencer: os jogos começarão a ser ruins e sua assinatura aumentará. Por quê? Porque o acordo incrível atual que você tem é subsidiado pela MS investindo dinheiro nele na esperança de acabar com a concorrência, mas quando conseguirem, a coisa vai ficar séria”.
Apesar de ser muito criticado por produtores e executivos da indústria de games, o Game Pass também tem defensores no meio. Recentemente, o CEO do estúdio britânico Rebellion, Jason Kingsley, afirmou que o lançamento do jogo de ação e sobrevivência Atomfall no Xbox Game Pass foi “um enorme sucesso”.
“A Microsoft tem sido uma parceira fantástica, eles realmente se dedicaram a nos ajudar”, disse ele ao site GI.biz. “Eles trouxeram suas habilidades e sua escala para o nosso pequeno projeto, e isso foi muito, muito bom para eles, então eles conseguiram um bom negócio, e nós também conseguimos”.
Why is no-one talking about the elephant in the room? Cough cough (Gamepass)
— Raphael Colantonio (@rafcolantonio) July 5, 2025