Um diretor técnico do estúdio Virtuos, especialista em adaptar jogos de terceiros a novas plataformas, afirmou que o Nintendo Switch 2 é quase tão poderoso quanto um Xbox Series S, o que tornaria o console apto a ter os jogos da atual geração.
Em entrevista ao site Wccftech, Eoin O’Grady, diretor técnico da subsidiária Black Shamrock da Virtuos, que co-desenvolveu Grounded, Kerbal Space Program 2 e The Outer Worlds: Spacer’s Choice Edition, explicou que o Switch 2 tem uma CPU mais próxima daquela do PS4, porém sua GPU é de nova geração e tem capacidade similar à do Xbox Series S, graças ao uso das tecnologias mais novas da Nvidia, como o DSLL. Assim, ele acredita que “qualquer jogo lançado a 60 FPS no Series S deve ser facilmente portado para o Switch 2”.
“Em termos de GPU, o Switch 2 tem um desempenho ligeiramente inferior ao do Series S; essa diferença é mais perceptível no modo portátil”, disse ele. “No entanto, o Series S não suporta tecnologias como DLSS, que o Switch 2 suporta. Isso torna as capacidades de GPU dos dois consoles comparáveis no geral”.
“Em termos de CPU, há uma distinção mais clara entre os dois consoles. O Switch 2 está mais próximo do PlayStation 4 nesse aspecto, tendo uma CPU um pouco mais potente que a do PS4. Como a maioria dos jogos tende a ser mais dependente da GPU do que da CPU quando bem otimizados, o impacto dessa diferença depende muito do jogo específico e de sua taxa de quadros alvo”.
“Qualquer jogo lançado a 60 FPS no Series S deve ser facilmente portado para o Switch 2. Da mesma forma, um jogo do Series S a 30 FPS que dependa da GPU também deve ser bem portado. Jogos com física complexa, animações ou outros elementos que exigem muita CPU podem apresentar desafios adicionais para atingir 30 ou 60 FPS ou exigir otimização extra durante a portabilidade”.
Otimista em relação ao Switch 2, O’Grady disse acreditar que o console poderá até superar o desempenho de vendas de seu antecessor, que vendeu 150 milhões de unidades, o que o tornaria um dos consoles mais vendidos de todos os tempos.
“Dado o sucesso fenomenal do Switch, as expectativas para o desempenho de vendas do Switch 2 já eram bastante altas. A Nintendo tem um enorme grupo de fãs leais, mas, além disso, o mercado de jogos portáteis está crescendo agora — e não estou falando de smartphones”, disse ele.
O Virtuos, que trabalhou em conversões de jogos de franquias como Call of Duty, Dark Souls, Battlefield, Uncharted e Horizon, é também co-desenvolvedor do remake de Metal Gear Solid 3 em parceria com a Konami.