Com o Nintendo Switch 2 mais potente abrindo novas oportunidades para a Nintendo, que agora poderá oferecer títulos visualmente mais atraentes (talvez em pé de igualdade com um Xbox Series S) a empresa é mais uma que tem se preocupado com o aumento nos custos de desenvolvimento.
O assunto foi discutido em uma sessão de perguntas e respostas com investidores, na qual o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, revelou seu plano para mitigar o aumento dos custos de desenvolvimento: “O desenvolvimento de softwares de jogos recentes tornou-se mais ambicioso e demorado, o que leva ao aumento de custos”, ponderou Furukawa. Portanto, para evitar cair em um ciclo interminável de longos tempos de desenvolvimento e custos proporcionalmente exponenciais, a solução parece óbvia: “Acreditamos que é importante fazer os investimentos necessários para um desenvolvimento mais eficiente. Também acreditamos que é possível criar jogos com ciclos de desenvolvimento mais curtos, oferecendo ainda aos consumidores uma sensação de novidade”.
Quais ferramentas a Nintendo pretende usar para reduzir os tempos de desenvolvimento sem que isso resulte em trabalho excessivo? Furukawa não fornece uma resposta direta a essa pergunta, mas o espectro da IA, cada vez mais utilizado pela concorrência, definitivamente ronda a Nintendo. Especialmente porque algumas figuras importantes como o produtor Masahiro Sakurai expressaram recentemente apoio ao uso da nova tecnologia. A outra solução é oferecer jogos mais simples, como Drag x Drive, que será lançado em breve no Switch 2.
Na mesma sessão, Furukawa também abordou a questão dos Game Key Cards, que tiveram uma recepção mista dos jogadores desde o lançamento do Switch 2. “Este é um dos novos métodos de distribuição de software que implementamos para lidar com o aumento do tamanho dos dados de jogos no Nintendo Switch 2 em comparação com o Nintendo Switch. O software pode ser oferecido em diferentes formatos e continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com as editoras para garantir seu apoio ativo à nossa plataforma”, afirmou Furukawa. Em essência, a Nintendo parece estar se isentando de qualquer responsabilidade pela rejeição dos jogadores ao formato, afinal as editoras têm a opção de oferecer o jogo físico completo, como Cyberpunk 2077 fez.