Após mais de trinta anos na indústria dos videogames, Glen Schofield, criador de Dead Space e The Callisto Protocol, está preocupado com um fim precoce de sua carreira.
O fracasso comercial de The Callisto Protocol, somado aos riscos atuais do mercado e à situação periclitante das produtoras de jogos, deixou Schofield sem trabalho há quase dois anos. Em uma publicação no LinkedIn, o diretor fez um relato sincero e desiludido sobre o estado da indústria e seu próprio futuro. O criador de Dead Space confessa que não tem mais certeza se dirigirá um novo jogo, muito menos no padrão AAA.
“Está difícil por aí”, escreveu Schofield. “Nos últimos oito meses, tenho trabalhado discretamente com minha filha, Nicole, em uma nova ideia para um jogo. Ela me apresentou e eu adorei o conceito imediatamente. Era algo que eu nunca tinha visto antes. Começamos a conversar sobre um novo subgênero do terror — não apenas terror, mas algo mais. Alguns de vocês já sabem: dei o nome de Nicole à namorada do Isaac em Dead Space. Ela desenvolve jogos há cerca de oito anos. Além de ser uma grande artista, ela tem ideias reais. E joga desde que conseguiu segurar um controle”.
“Cortamos o orçamento para US$ 17 milhões, projetamos um protótipo com uma equipe pequena, mas talentosa, e começamos a abordar parceiros. O conceito foi muito bem recebido. Tivemos uma segunda e uma terceira reunião. Mas o feedback inicial foi: ‘Faça por US$ 10 milhões’. Recentemente, esse número caiu para US$ 2 a 5 milhões. Então, no mês passado, decidimos jogar a toalha. Algumas ideias merecem mais do que serem feitas com pouco dinheiro. Tínhamos uma equipe de seis pessoas aqui nos EUA e uma equipe completa no Reino Unido. Agora, todos estão procurando trabalho. Todos têm talento comprovado – se você estiver contratando, me avise. Talvez eu tenha dirigido meu último jogo. Quem sabe? Se sim, obrigado por jogar meus jogos”, esclareceu um melancólico Schofield.
Quanto à sua filha Nicole, “ela foi demitida do Striking Distance Studios, um estúdio que eu fundei e nomeei CEO”, diz o criador de Dead Space. “Ela é uma das artistas mais talentosas que conheço. Ela projetou algumas das melhores fases de The Callisto Protocol. Ela joga de tudo. Ela é talentosa. Alguém terá muita sorte de tê-la em sua equipe”.
Apesar de um orçamento próximo a US$ 160 milhões, o último jogo de Schofield, The Callisto Protocol, não atingiu suas metas de vendas e forçou a saída do diretor do Striking Distance Studios em 2023.