A Sony está planejando um PlayStation 6 portátil com funcionalidades de console híbrido, similar ao Nintendo Switch, segundo informações obtidas pelo canal do YouTube Moore’s Law is Dead, uma fonte com bom histórico de vazamentos sobre o PlayStation.
Em um vídeo, o canal revela especificações técnicas do “PS6 portátil”, que supostamente será lançado junto com um PlayStation 6 tradicional e mais potente. O modelo portátil seria capaz de rodar jogos nativamente com potência superior à do PlayStation 5 padrão quando conectado à TV.
O interior deste PS6 híbrido, codinome Canis, teria uma APU (Accelerated Processing Unit) AMD com quatro núcleos Zen 6c e dois núcleos adicionais dedicados inteiramente às tarefas do sistema. Além disso, o PS6 contará com uma GPU 16 x RDNA 5 CUs com clock de 1,2 GHz no modo portátil e 1,65 GHz em modo dock.
O vídeo traz várias informações técnicas sobre especificações e outros detalhes, e especula que este PS6 híbrido pode ser vendido por cerca de US$ 500 e lançado no final de 2027.
Apesar da Sony ter abandonado o negócio de portáteis após o PS Vita, em 2011, a empresa ensaiou uma volta em 2023 com o PlayStation Portal, um console dedicado ao streaming e que não é capaz de rodar jogos nativamente. Um PS6 híbrido permitiria a ela competir em dois fronts, com um PS6 mais poderoso servindo como o sucessor direto do PS5 e o portátil sendo uma alternativa ao Switch 2 e, quem sabe, um modelo mais barato do Xbox, similar ao atual Series S.
A Reuters noticiou pela primeira vez no ano passado que a Sony havia contratado a AMD para projetar e fabricar o chip do PlayStation 6, devido à priorização da empresa em relação à retrocompatibilidade. A AMD também é a fornecedora do sistema personalizado em um chip (SoC) do PlayStation 5 e PS5 Pro.