O sucesso comercial e de crítica de Silent Hill f está sendo celebrado pela Konami, mas não deve deixar os criadores do jogo acomodados e propensos a repetir a fórmula em uma sequência.
Falando em uma transmissão ao vivo do IGN Japão durante a Tokyo Game Show 2025, o produtor Motoi Okamoto se mostrou surpreso com a boa receptividade do jogo, que tem a mesma média de avaliações de Silent Hill 2 Remake, mas vendeu ainda mais.
“Estou grato por ter recebido uma avaliação mais alta do que eu esperava. Acho que vocês entenderão se jogarem, mas como é um jogo com muitos desafios, pensei que poderia haver alguns prós e contras, mas foi muito bem recebido e tem um Metascore de 86, o mesmo do remake de Silent Hill 2. Bem, fiquei realmente surpreso”, disse Okamoto.
Silent Hill f trouxe algum frescor à série, principalmente pela mudança de cenário, que saiu da cidade americana enevoada para apresentar um vilarejo do interior do Japão na “Era Showa”. Mas este cenário não deve se repetir no próximo Silent Hill, já que a vontade de Okamoto e sua equipe é continuar explorando novos temas e ideias.
“Lançaremos algo diferente, com um toque diferente. Queremos explorar todos os tipos de aspectos do design e da história do jogo”, disse o produtor. Mais tarde, Okamoto explicou melhor sua visão em uma postagem no X: “Como eu disse na entrevista, nem todos os futuros jogos Silent Hill terão a mesma jogabilidade de F, mas eu quero que a série seja sempre desafiadora no bom sentido, para que os jogadores possam desfrutar de uma jogabilidade diferente a cada edição”.
“É claro que algumas coisas permanecerão as mesmas, a mais importante delas é a qualidade da história. Estou convencido de que uma história psicológica é essencial para o que torna Silent Hill único, e continuarei a me concentrar nesse ponto e a lançar títulos futuros com confiança”.
Silent Hill f está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.