Dez anos após o lançamento do primeiro Pillars of Eternity, o Obsidian Entertainment anunciou a chegada de um modo de combate por turnos para o jogo. A novidade será foco de um beta público no PC (Steam e Xbox PC) a partir de 5 de novembro de 2025 e lançada assim que os ajustes necessários forem feitos.
Em uma publicação em seu blog oficial, o Obsidian explicou que deseja refinar essa abordagem de combate, já testada em Pillars of Eternity II: Deadfire, para torná-la mais fluida e tática. De acordo com o estúdio, o ritmo do combate foi visivelmente acelerado e a precisão das ações foi aprimorada. Assim como em Deadfire, os jogadores poderão alternar livremente entre o modo em tempo real com pausa e o modo por turnos, dependendo de seu estilo de jogo.
O estúdio explicou como funcionará o novo sistema:
• Turnos Ilimitados: Todos os turnos agora são influenciados pela velocidade geral do personagem, aumentando o valor dos atributos e mecânicas do Modo em Tempo Real com Pausa.
• Ações Livres Mais Inteligentes: Ações como trocar de arma, beber poções ou ativar habilidades modais agora são ações livres. Cada ação livre é limitada a uma por turno por tipo para manter o equilíbrio.
• Ritmo Mais Rápido: A letalidade do combate foi significativamente aumentada tanto para inimigos quanto para jogadores, para manter as batalhas tensas e impactantes.
• Flexibilidade de Modo: Você pode escolher o Modo Baseado em Turnos junto com a dificuldade ao iniciar um novo jogo — ou alternar livremente entre o Modo em Tempo Real com Pausa e o Modo Baseado em Turnos nas opções do jogo. Também estamos investigando um botão direto na interface para ainda mais conveniência.
Pillars of Eternity foi uma das primeiras tentativas bem-sucedidas de trazer o gênero CRPG de volta à tona após sua era de ouro no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Seu sucesso, juntamente com o do primeiro Divinity: Original Sin, do Larian Studios, seguido pelo sucesso de Pillars of Eternity II: Deadfire, levou a um ressurgimento do gênero até a explosão de popularidade que foi Baldur’s Gate 3.