A Sony pretende incentivar as vendas do PlayStation 5 no Japão — um mercado crítico para ela — oferecendo um modelo mais barato do console, restrito ao idioma japonês e a contas japonesas da PlayStation Network.
O PlayStation 5 exclusivo para o idioma japonês será um modelo digital, sem o leitor de discos, vendido no Japão por 55.000 ienes (cerca de US$ 357) a partir de 21 de novembro. A edição digital do PS5 é vendida atualmente por 72.980 ienes, o que significa que o novo preço é quase 25% mais barato.
A proposta da Sony é claramente inspirada na ideia da Nintendo, que lançou em junho o Nintendo Switch 2 em japonês por cerca de US$ 130 a menos que a versão “internacional”. Esse incentivo ao mercado japonês se deve a vários fatores, como a desvalorização do iene e as políticas tarifárias imprevisíveis dos Estados Unidos.
No caso da Nintendo, o console em japonês também visa desestimular aqueles que na época do lançamento do primeiro Switch aproveitaram o preço melhor do Japão para revender o console em outras regiões, tornando a reposição do estoque um problema que se prolongou por anos no país.
O PS5 mais barato deve dar um novo impulso às vendas do console no Japão e ajudar a Sony em um momento no qual a Nintendo tem dominado o mercado com o Switch.