Enquanto muitas produtoras ocidentais medem as palavras ou mesmo se omitem quando o assunto é o uso da IA no desenvolvimento de jogos, a coreana NCSoft está abraçando a tecnologia com entusiasmo e afirma que pretende usá-la cada vez mais.
Após o anúncio de Horizon Steel Frontiers, o MMORPG baseado na série do PlayStation, a NCSoft falou sobre o jogo como parte de seu portfólio mais amplo — que inclui Aion 2, Time Takers, Cinder City e Limit Zero Breakers — durante o evento G-Star 2025.
Durante o desenvolvimento, foi especulado que Horizon Steel Frontiers utilizaria NPCs com IA, para dar mais dinamismo e realismo às interações. Quando questionada sobre isso, a NCSoft afirmou que a IA está sendo usada “extensivamente” na produção do jogo — da arte à programação — e sua adoção irá aumentar daqui para a frente.
“Estamos testando e recebendo assistência interna por meio de colaborações com NPCs básicos e sistemas de combate. Como se trata de um RPG de ação, não jogamos com um grande número de jogadores, mas sim determinamos o número ideal de jogadores e recebemos assistência em vários aspectos. Internamente, também contamos com IA para a produção, da programação à arte. Ela está sendo amplamente adotada na área, e acredito que as tecnologias se tornarão gradualmente mais conhecidas. A equipe de desenvolvimento de Horizon Steel Frontiers é uma das mais interessadas em utilizar IA. Ela está sendo muito usada, e vocês verão que os jogos lançados após Aion 2 aumentarão consideravelmente o uso de IA”, afirmou um porta-voz da NCSoft.
Na seção de perguntas e respostas publicada pelo site Ruliweb, o editora coreana acrescentou que o foco de Horizon Steel Frontiers será na cooperação PvE, embora a Guerrilla tenha mencionado algum tipo de competição com outras tribos no vídeo de anúncio.
Horizon Steel Frontiers tem lançamento previsto para o final de 2026 ou início de 2027, com testes públicos programados para ocorrer em algum momento do próximo ano.