Após a Capcom confirmar Leon S. Kennedy como um segundo personagem jogável em Resident Evil Requiem, o diretor Koshi Nakanishi revelou mais detalhes sobre o jogo, incluindo a informação de que a jornada será dividida igualmente entre o veterano agente do FBI e a novata Grace Ashcroft.
Em entrevista à revista japonesa Famitsu, Nakanishi frisou que os únicos personagens jogáveis são Leon e Grace, portanto não devemos esperar mais surpresas nesse sentido até o lançamento do jogo em fevereiro.
Como esperado, Resident Evil Requiem será mais uma tentativa da Capcom de conciliar os interesses dos fãs mais ortodoxos, que costumam demandar por mais medo em seus Resident Evil, e o apelo mais popular da ação. Essas duas características explicam a escolha dos protagonistas, e Nakanishi descreve Grace como a personagem mais assustada da série, portanto ideal para a parte de horror, enquanto Leon é o mais forte e adequado à porção de ação.
“Certa vez eu disse: ‘Leon não combina muito com terror’, o que causou bastante alvoroço”, lembrou Nakanishi. “Cenas como a mostrada na TGS outro dia, onde você fica apavorado com monstros, combinam mais com a Grace, então queríamos criar uma experiência completamente diferente. Essa é uma característica marcante deste jogo, mas incluir dois jogos com níveis de tensão totalmente distintos foi um desafio para nós”.
“Eu estava um pouco preocupado, mas a diferença entre os altos e baixos, a montanha-russa emocional, é uma experiência nova. É ótimo entrar em uma sauna quente, aguentar, e depois entrar em um banho frio… é como ‘se acomodar’, de certa forma (risos). Nesse sentido, é uma experiência de jogo diferente de qualquer outra na série Resident Evil, então espero que vocês experimentem”.
Segundo o diretor, o repertório de Grace será típico de de Resident Evil 2, enquanto o do Leon é baseado em Resident Evil 4, então ele usa artes marciais e ataques corpo a corpo. Ainda assim, veremos um Leon mais maduro e com novos truques em Resident Evil Requiem.
“Leon continua lutando com o desejo de salvar alguém, mas às vezes as coisas não saem como planejado. O bioterrorismo nunca desaparece, não importa quanto tempo passe. Em que estado de espírito Leon estará após todas essas experiências e que tipo de pessoa ele se tornará? Além disso, suas técnicas de combate evoluíram de um novato em RE:2 para RE:4 e Resident Evil 6, e estamos tentando expressar seu nível atual de habilidade por meio de novos elementos baseados em RE:4”, comentou Nakanishi.
Ainda sobre a divisão do jogo entre Grace e Leon, o diretor explicou que as partes de Leon e Grace se alternarão conforme a história progride, e há cenas em que os dois se encontram e interagem.
Sobre o aparente novo vírus ou substância chamada Elpis, o diretor disse que este será um elemento importante na história. “Também está relacionado ao motivo pelo qual a mãe de Grace foi morta, e embora eu não possa entrar em detalhes neste momento, Leon neste jogo guarda um segredo. Elpis desempenha um papel importante na história”, disse ele.
Comentando sobre a escolha de Leon e como ele se encaixa no enredo de Requiem, o diretor disse: “Uma coisa que posso dizer é que ele é bonito. Não apenas na aparência, mas também na personalidade. Ele está disposto a fazer sacrifícios para salvar alguém. E ele não é arrogante quanto a isso. Ele tem um jeito leve e descontraído, mas há uma paixão dentro dele. Ele é forte em artes marciais e técnica, e não tem pontos fracos. Se ele vivesse na vida real, acho que nunca seríamos amigos (risos)”.
Apesar de já ter divulgado três trailers de Resident Evil Requiem, a Capcom ainda mantém boa parte do jogo em segredo, mas a produtora pretende fazer um “showcase” mais detalhado em janeiro, um mês antes do lançamento.
Resident Evil Requiem está previsto para 27 de fevereiro no PC, PS5, Xbox Series X|S e Switch 2.