O diretor de arte de Marathon, Joseph Cross, anunciou que está saindo da Bungie e encerrando uma carreira de 14 anos no estúdio.
A notícia da saída de Cross foi comunicada pelo próprio artista no X, quatro dias após a Bungie anunciar a data de lançamento de Marathon, que agora está previsto para março de 2026.
Cross escreveu no X: “Estou incrivelmente orgulhoso do mundo visual que construímos para Marathon. Receber apoio nessa escala para algo um pouco diferente é raro, e a equipe de arte da Bungie é a melhor do ramo. Vou curtir jogar o jogo como um fã, junto com todos vocês. Um enorme agradecimento a todos que me apoiaram durante todo esse processo”.
Embora o diretor de arte não tenha justificado a decisão, sua saída da Bungie provavelmente está relacionada com o escândalo de plágio de Marathon que emergiu em maio deste ano, quando foi descoberto que o estúdio usou o trabalho da artista Fern “4nt1r34l” Hook sem permissão. Na ocasião, um cabisbaixo Cross e outro membro da equipe de desenvolvimento de Marathon gravaram um vídeo no qual reconheciam o erro e prometiam fazer justiça à artista plagiada.
No início de dezembro, Antireal afirmou que a situação havia sido resolvida de forma satisfatória para ela.
No começo da semana, a Bungie apresentou a versão mais recente de Marathon com melhorias na parte gráfica, ainda que dentro da mesma identidade visual, e novos recursos que atendem às críticas e sugestões do público. O jogo está previsto para lançamento em março de 2026 no PC, PS5 e Xbox Series X|S.