Apesar da disponibilidade da Unreal Engine 5 desde 2021, a Square Enix optou por manter o Unreal Engine 4 para o capítulo final da trilogia Final Fantasy VII Remake, como revelou o diretor Naoki Hamaguchi.
Em entrevista ao Gamespot, Hamaguchi explicou que o título deste próximo capítulo já está definido, mas não será anunciado ao público por enquanto. O diretor então focou na versão para Nintendo Switch 2 de Final Fantasy VII Remake, satisfeito em ver que a conversão está sendo bem recebida, embora reconhecendo que a estabilidade da taxa de quadros tem sido um grande desafio. Esse desafio é ainda mais difícil de superar para Rebirth, que aparentemente já é jogável no Switch 2, segundo ele: “Funciona, mas ainda precisamos garantir que a taxa de quadros seja estável”, afirmou Hamaguchi.
Em seguida, Hamaguchi revelou que a Square Enix decidiu manter o Unreal Engine 4 para desenvolver a terceira e última parte de Final Fantasy VII Remake. Segundo ele, a equipe modificou significativamente o UE4 para atender às necessidades específicas da trilogia e, neste contexto, a mudança para o UE5 não só envolveria uma migração dispendiosa, como também a perda de ferramentas dominadas após mais de dez anos de desenvolvimento cumulativo. Para o diretor do jogo, a prioridade continua sendo a eficiência e a estabilidade, em vez de buscar a tecnologia mais recente a qualquer custo.
A entrevista ainda abordou o assunto mais debatido do momento, o uso de inteligência artificial para auxiliar no desenvolvimento. A Square Enix anunciou recentemente sua intenção de automatizar grande parte do controle de qualidade e da depuração até 2027, por meio de uma parceria com a Universidade de Tóquio. Mas Hamaguchi assegurou que não há qualquer intenção de confiar qualquer atividade criativa à IA: nada de fragmentos de roteiro, nada de conceitos, nada de ideias geradas automaticamente. Em vez disso, a IA é vista como uma ferramenta para aliviar tarefas repetitivas e tediosas, como certos testes de colisão ou verificações mecânicas.
A terceira parte do remake de Final Fantasy VII ainda não tem previsão de lançamento.