O Obsidian Entertainment admitiu que The Outer Worlds 2 e Avowed venderam abaixo do esperado, forçando o estúdio a abandonar planos de continuar a primeira série, enquanto ainda mantém vivo ao menos o universo da segunda, que é compartilhado com outro RPG de melhor reputação: Pillars of Eternity.
O plano da Microsoft de investir em jogos de médio orçamento, padrão AA, tem resultado em muitos cancelamentos e fiascos comerciais, que agora incluem The Outer Worlds 2 e Avowed, os dois jogos mais ambiciosos produzidos pelo Obsidian Entertainment desde que o estúdio foi comprado em 2018 e incorporado ao grupo Xbox Game Studios. Menos ambicioso, Grounded 2 se destacou positivamente para o Obsidian, e foi considerado um sucesso comercial e de crítica.
Em entrevista à Bloomberg, o chefe do Obsidian, Fergus Urquhart, comentou que os resultados dos três jogos fizeram o estúdio “refletir muito sobre o quanto investimos nos jogos, quanto gastamos neles e quanto tempo levam para serem desenvolvidos”, dando um sinal claro de que o futuro do Obsidian envolve produções menores e menos arriscadas.
O produtor explicou que Avowed e The Outer Worlds 2 estiveram em desenvolvimento por mais de seis anos e daqui para frente o estúdio pretende se limitar a projetos que possam ser feitos em três ou quatro anos.
Urquhart acrescentou que o estúdio está trabalhando em conteúdo adicional para The Outer Worlds 2 e Grounded 2, bem como em outros jogos totalmente novos, mas não pretende continuar a série The Outer Worlds. O “universo de Avowed”, herdado de Pillars of Eternity, continuará de alguma forma.
O diretor de design da Obsidian, Josh Sawyer, também comentou sobre o fato do estúdio ter lançado três jogos no ano passado, afirmando que não foi algo intencional, mas uma coincidência do cronograma, apesar da Microsoft ter considerado o ano como o “ano da Obsidian”.
Sawyer disse que essa coincidência foi desfavorável para sua equipe, já que eles precisaram dedicar recursos à manutenção de três jogos ao mesmo tempo. A intenção é evitar esta situação daqui para a frente. “Espaçar esses lançamentos ajuda a empresa a gerenciar seus recursos e evitar o esgotamento de todos. Não é bom lançar três jogos no mesmo ano. É o resultado de problemas que surgem”, disse o diretor do Obsidian.
Avowed terá uma segunda chance com a versão para PlayStation 5, prevista para sair em 17 de fevereiro, juntamente com uma atualização de aniversário para as versões de Xbox e PC, que inclui um modo Novo Jogo+, novas raças, novos tipos de armas, um Modo Foto e muito mais.