A Bungie desistiu de mostrar a jogabilidade de Marathon durante uma transmissão ao vivo na sexta-feira, após reconhecer a legitimidade das acusações de plágio feitas por uma artista escocesa que teve seu trabalho usado no jogo sem autorização.
Na semana passada, a artista Fern “4nt1r34l” Hook foi ao X para lamentar que a Bungie teria usado seu trabalho sem autorização em Marathon, desde a identidade visual a detalhes como decalques e tipografia. O plágio é tão explícito que não restou à Bungie outra opção senão reconhecer a falha e prometer uma resolução que faça justiça à artista.
“Foi quase catártico ver esse caso de plágio explícito, porque significava que eu não era louca e que tinha razão em me sentir incomodada”, escreveu Hook. “Fiquei em silêncio porque, mesmo tendo sido aconselhada a processá-los… não tenho tempo nem dinheiro para ir aos Estados Unidos e tentar um processo impossível contra a Sony”.
A expectativa de uma transmissão com entusiasmo e cenas da versão alfa na sexta-feira deu lugar a um pedido de desculpas do diretor de arte do estúdio, Joseph Cross, que com semblante abatido admitiu a falha do estúdio ao detectar a cópia da arte. Segundo ele, o principal culpado seria um ex-funcionário que trabalhou na equipe de arte no começo do desenvolvimento.
O diretor de arte afirmou então que a Bungie está conduzindo um processo de revisão completo para remover qualquer arte do jogo que tivesse sido “obtida de forma inadequada” e garantir que a situação não se repita no futuro. O estúdio também afirmou que entrou em contato com Fern Hook para se desculpar e garantir que “farão o que é certo” com ela, mas não explicou como isso será feito.
“Fomos informados de que um artista que trabalhou em Marathon nos estágios iniciais da pré-produção pegou diversos elementos gráficos de um designer gráfico sem permissão ou reconhecimento e os colocou em uma folha de decalques que foi verificada em 2020”, disse Cross.
“A folha de decalques incluía ícones e elementos de texto, que acabaram em nossa versão alfa. Não há absolutamente nenhuma desculpa para esse descuido, e estamos trabalhando e 100% comprometidos com um processo de revisão para garantir que casos como esse não aconteçam novamente na Bungie”.
Uma reportagem da revista Forbes revela que a notícia do plágio na arte fez com que a moral da equipe de Marathon despencasse drasticamente.
“Todos compartilham as mesmas preocupações sobre o futuro da Bungie como estúdio se Marathon fracassar, o que o estúdio absolutamente não pode arcar”, diz a reportagem.
A Bungie também cancelou o lançamento de um trailer originalmente planejado para junho. No entanto, nenhum atraso no cronograma de Marathon foi anunciado ainda e o jogo ainda está programado para ser lançado em 23 de setembro.
the Marathon alpha released recently and its environments are covered with assets lifted from poster designs i made in 2017.@Bungie @josephacross pic.twitter.com/0Csbo48Jgb
— N² (@4nt1r34l) May 15, 2025