O PlayStation VR2 vendeu cerca de 270 mil unidades em seu primeiro mês de disponibilidade, de acordo com informações apuradas pela empresa de inteligência de mercado IDC.
A expectativa inicial da Sony era vender 2 milhões de unidades do PlayStation VR2 nos primeiros três meses, mas a estimativa teria sido reduzida à metade, de acordo com informações obtidas pela Bloomberg. A empresa estaria mirando na meta de um milhão de headsets no primeiro trimestre e 1,5 milhão de unidades no primeiro ano, mas esta informação não foi confirmada oficialmente.
A adoção do novo headset de realidade virtual estaria, portanto, bastante lenta e muito abaixo da estimativa, o que pode obrigar a Sony a reduzir o preço do aparelho em um futuro não muito distante, na opinião do vice-presidente de dados e análises da IDC, Francisco Geronimo.
“Suspeito que um corte de preço no PSVR 2 será necessário para evitar um desastre completo de seu novo produto”, comentou Geronimo.
A explicação para as vendas baixas do PlayStation VR2 inclui o cenário econômico desfavorável em todo o mundo, o que parece ser um grande empecilho a um hardware que custa mais que o próprio PlayStation 5.
“Os consumidores em todo o mundo estão enfrentando o aumento do custo de vida, aumento das taxas de juros e aumento das demissões. Os headsets de realidade virtual não são uma prioridade para a maioria dos consumidores no atual clima econômico”, disse o VP da IDC.
A Sony ainda não divulgou números oficiais das vendas do PS VR2.
No início do mês, o vice-presidente executivo e diretor financeiro da Sony, Hiroki Totoki, disse que a Sony vê uma “boa chance” do PlayStation VR2 superar o primeiro PlayStation VR, que vendeu cinco milhões de unidades até o final de 2019.