O criador da série Monkey Island, Ron Gilbert, disse que não irá mais compartilhar novidades ou interagir com o público enquanto cria Return to Monkey Island, devido ao “ataque pessoal” que ele vem sofrendo desde que anunciou o novo jogo.
As críticas a Return to Monkey Island e a Gilbert em particular envolvem o estilo de arte do novo jogo, que foi criado por Rex Crowle, um artista que até então foi muito bem visto por seu trabalho em LittleBigPlanet, Tearaway e Knights and Bikes.
Muitos fãs da série expressaram seu desgosto pela nova direção artística, que segue um estilo de desenho animado descontraído, à pedido do próprio Gilbert.
“É irônico que as pessoas que não querem que eu faça o jogo que eu quero fazer são alguns dos fãs hardcore de Monkey Island. E é isso que me deixa triste com todos os comentários”, comentou o designer em resposta às primeiras críticas recebidas.
Hoje, Gilbert afirmou em seu blog que a negatividade estava se tornando demais para ele e, sendo assim, ele fecharia os comentários e não compartilharia mais sobre o jogo. O próprio blog foi desligado, por enquanto.
“Estou fechando os comentários. As pessoas estão apenas sendo más e estou tendo que excluir comentários de ataques pessoais”, escreveu ele.
“É um jogo incrível e todos da equipe estão muito orgulhosos disso. Jogue ou não jogue, mas não estrague para todos os outros. Não vou postar mais sobre o jogo. A alegria de compartilhar foi tirada de mim”.
Sobre o trabalho do artista Rex Crowle, Gilbert comentou: “Rex é uma força criativa incrível e temos uma equipe de artistas, animadores, designers de som, programadores e testadores incríveis, todos colocando suas almas neste jogo e é lindo de ver, jogar e ouvir”.
“Eu queria que a arte de Return to Monkey Island fosse provocativa, chocante e não o que todos esperavam”, acrescentou Gilbert.
Desde o primeiro Monkey Island lançado em 1990, a série passou do pixel-art original para um estilo artístico de desenho animado, não muito diferente daquele apresentado em Return to Monkey Island. Porém, alguns fãs reclamam que o visual parece “barato” para os padrões atuais e eles preferem o charme retrô de Thimbleweed Park, o adventure moderno que seguiu o mesmo estilo visual dos primeiros jogos da LucasArts.
Bang up job, everybody.
(I've seen a lot of passionate but polite/polite-adjacent discussion going on, but the comments on Ron's blog were a total shitshow.) pic.twitter.com/BUBoPdU1fS
— Dominic Armato (@SkilletDoux) June 30, 2022