O arquiteto-chefe do PlayStation 5, Mark Cerny, compartilhou algumas informações sobre as tecnologias que sua equipe está desenvolvendo em conjunto com a AMD para proporcionar um novo salto gráfico no PlayStation 6.
Em um vídeo divulgado no canal do PlayStation no YouTube, Mark Cerny e Jack Huynh, vice-presidente sênior e gerente geral da divisão de computação e gráficos da AMD, discutem os avanços do Project Amethyst, codinome da parceria tecnológica entre as duas empresas.
Durante a conversa, foram destacados três avanços que podem definir a próxima geração de consoles: Neural Arrays, Radiance Cores e Universal Compression. Segundo Huynh, essas inovações foram pensadas para resolver gargalos de desempenho em áreas como upscaling, ray tracing e largura de banda de memória — três dos maiores desafios enfrentados por GPUs modernas.
Os Neural Arrays prometem transformar o processamento de imagem, permitindo que várias unidades de computação trabalhem de forma conjunta como se fossem um motor de IA dedicado. Isso traria ganhos significativos em tecnologias de upscaling e redução de ruído. Já os Radiance Cores repensam o caminho do ray tracing, assumindo o controle da travessia de raios em tempo real para liberar CPU e GPU para outras tarefas, resultando em pipelines mais eficientes e gráficos mais realistas. Por fim, o Universal Compression busca comprimir todos os tipos de dados enviados à memória, reduzindo drasticamente a demanda de largura de banda e garantindo maior fidelidade visual, melhor desempenho e menor consumo de energia.
No encerramento do vídeo, Cerny deixou escapar um comentário que aumentou as especulações sobre o PlayStation 6: “Essas tecnologias ainda existem apenas em simulação, mas os resultados são promissores e estou muito animado para trazê-las a um futuro console em alguns anos”.
Embora as inovações discutidas tenham sido apresentadas dentro do contexto da colaboração com a PlayStation, Huynh destacou que a AMD pretende disponibilizá-las para toda a indústria, incluindo outras plataformas. Essa visão ganha força diante do anúncio da Microsoft, em junho, de uma parceria estratégica de múltiplos anos com a AMD para co-desenvolver chips destinados a futuros consoles Xbox e soluções em nuvem.
O sucessor do PS5 pode chegar por volta de 2028, coincidindo com o ciclo de vida tradicional de consoles da Sony.