O estúdio Build a Rocket Boy confirmou está demitindo parte de sua equipe após o lançamento catastrófico de MindsEye.
“Podemos confirmar que tivemos que tomar a dolorosa decisão de notificar nossa dedicada equipe sobre algumas mudanças internas no Build a Rocket Boy”, escreveu o estúdio em um comunicado.
“Embora estejamos trabalhando para reatribuir funções ao maior número possível de pessoas impactadas por essas mudanças, infelizmente estamos iniciando um processo formal de consulta que pode resultar em demissões. Esta decisão não foi tomada de forma leviana e estamos comprometidos em conduzir este processo com transparência, justiça e respeito por todos os funcionários. Forneceremos mais detalhes à equipe nas próximas semanas”.
“O lançamento de MindsEye foi um marco significativo para o Build a Rocket Boy, mas sabemos que ainda temos muito a fazer para expandir nossa comunidade nos próximos anos. Os desafios que enfrentamos apenas fortaleceram nossa determinação e, embora estejamos profundamente tristes com a decisão de hoje e gratos à nossa incrível equipe, essa mudança nos permite focar em fornecer atualizações contínuas e otimização de desempenho para MindsEye, ao mesmo tempo em que garantimos o sucesso a longo prazo das ambições futuras do Build A Rocket Boy”.
O Build A Rocket Boy não mencionou o número de funcionários que serão demitidos, mas o relato original do site IGN fala na dispensa de cerca de 100 das mais de 500 pessoas empregadas pelo estúdio.
O BARB em ambições que vão além de MindsEye, que seria apenas projeto secundário para demonstrar a plataforma de jogos escalável Everywhere, que funcionaria como um metaverso independente.
Antes do lançamento, o fundador do estúdio, Leslie Benzies, destacou a intenção de usar ferramentas de conteúdo gerado por usuários para manter os jogadores engajados por até 10 anos. No entanto, o lançamento de MindsEye foi um completo fiasco, o que levanta dúvidas sobre as ambições grandiosas do estúdio.
Publicado pela IO Interactive, conhecida por Hitman, MindsEye foi duramente criticado por sua jogabilidade de tiro pouco refinada, comportamento artificial dos NPCs, problemas de desempenho no PC e quedas de framerate, além de inúmeros bugs nas versões de console. Esses problemas levaram a Sony a oferecer reembolsos fora do prazo normal para alguns jogadores, algo incomum. Diferentemente de Cyberpunk 2077, que foi retirado da PlayStation Store em 2020 devido a problemas técnicos, MindsEye continua disponível para compra no PlayStation e no Steam, onde apenas 38% das avaliações dos jogadores são positivas.