A Bungie anunciou que Marathon não será mais lançado em 23 de setembro como originalmente planejado. A produtora tomou a decisão de adiar o jogo após receber o feedback dos testadores da versão alfa e agora pretende implementar várias mudanças antes de anunciar uma nova data.
“Agradecemos não apenas o feedback entusiasmado sobre a revelação de Marathon e o teste Alpha, mas também a paciência enquanto dedicamos um tempo para ouvir atentamente e planejar nossos próximos passos”, escreveu a Bungie em seu site oficial.
“Em todos os comentários e conversas em tempo real nas redes sociais e no Discord, sua voz foi forte e clara. Levamos isso a sério e sabemos que precisamos de mais tempo para transformar Marathon em um jogo que realmente reflita sua paixão. Após muita discussão com nossa equipe de desenvolvimento, tomamos a decisão de adiar o lançamento em 23 de setembro”.
“O teste Alpha criou uma oportunidade para calibrarmos e focarmos o jogo no que o tornará singularmente envolvente: sobrevivência sob pressão, mistério e história em cada esquina, desafios de fim de jogo semelhantes a raids e o combate FPS da Bungie que define o gênero. Estamos usando esse tempo para capacitar a equipe a criar a experiência intensa e de alto risco em torno da qual um título como Marathon é construído. Isso significa aprofundar o relacionamento entre os desenvolvedores e as vozes mais importantes do jogo: nossos jogadores”, explicou a produtora.
Após alguns teasers, Marathon foi revelado em abril e teve recepção bastante negativa do público, que deixou claro o desinteresse por mais um jogo multiplayer de extração. Semanas depois, a Bungie entrou em um verdadeiro inferno astral com o surgimento de relatos de um ambiente de trabalho ruim na produtora, má repercussão do teste alfa e uma acusação de plágio de boa parte da identidade visual do jogo, que é uma cópia exata do trabalho de uma artista escocesa.
Os testes alfa continuarão sendo conduzidos pela Bungie à medida em que as atualizações são implementadas nos próximos meses. A produtora listou as seguintes áreas de foco imediato para Marathin:
Aprimorar o Jogo de Sobrevivência
Encontros com IA mais desafiadores e envolventes
Jogadas mais recompensadoras, com novos tipos de saques e eventos dinâmicos
Tornar o combate mais tenso e estratégico
Apostar no Universo Marathon
Maior fidelidade visual
Mais narrativa e narrativa ambiental para descobrir e interagir
Um tom mais sombrio que reflete os temas da trilogia original
Adicionar mais experiências sociais
Uma melhor experiência de jogador solo/dupla
Chat Prox, para que as histórias sociais ganhem vida
A expectativa da Bungie é de ter uma definição da nova data de lançamento durante a primavera (do hemisfério sul).