A crise enfrentada pela Bungie desde a aquisição do estúdio pela Sony por US$ 3,7 bilhões em 2022 tem se intensificado nos últimos meses, e a roupa suja está sendo exposta para todos verem através de ex-funcionários frustrados. Hoje, entre outros segredos, um canal do YouTube revela que a liderança da Bungie queria implementar um serviço de assinatura em Destiny para aumentar a lucratividade do jogo, mas a ideia enfrentou grande resistência da equipe de desenvolvimento.
Apesar de não exigir uma assinatura mensal, Destiny 2 já explora amplamente modelos de conteúdo pago, principalmente na forma de atualizações sazonais, mas também com micro-transações e edições Deluxe. De acordo com fontes do jornalista Destin Legarie, a gerência da Bungie queria ainda mais e tentou promover um modelo de assinatura, mas foi forçada a recuar quando “as equipes rejeitaram veementemente a ideia” em uma reunião oficial.
O experimento teria progredido a ponto de vestígios deste sistema de assinatura terem sido encontrados no código de Destiny 2. Essa assinatura provavelmente se assemelharia ao modelo de GTA+, com acesso antecipado às missões de cada expansão, a acessórios exóticos e materiais raros. De acordo com os rastros descobertos no código, a assinatura teria começado com a expansão Eclipse, em fevereiro de 2023.
Alguns depoimentos ouvidos por Legarie revelam que os funcionários da Bungie estão em constante cabo de guerra com a alta gerência, que quer constantemente restringir a monetização às custas dos jogadores. Por exemplo, o jornalista relata um caso no qual “alguns líderes estavam aparentemente preocupados porque a armadura [gratuita] do evento PvP Trials of Osiris era boa demais. Eles temiam que os jogadores gastassem menos dinheiro na loja do Eververso”. Além disso, os funcionários frequentemente estariam sendo criticados quando a monetização não é recompensadora o suficiente para seus chefes.
Recentemente, um ex-funcionário da Bungie criticou publicamente a gestão “extremamente tóxica e humilhante” do projeto Marathon, a próxima aposta do estúdio no complicado mercado de jogos online como serviço. Na semana passada, Marathon ganhou manchetes negativas após uma artista escocesa revelar que a Bungie roubou sua arte para criar a identidade visual do jogo.
Marathon está programado para ser lançado em 23 de setembro como um título “premium” pago.