A Capcom revelou o trailer, detalhes iniciais e novas imagens da quarta atualização gratuita de Monster Hunter Wilds, prevista para 16 de dezembro, bem como um robusto plano de otimizações técnicas para a versão do PC.
Esta atualização marcará o retorno do lendário Dragão Ancião Gogmazios, acessível após a conclusão da missão principal “Um Primeiro Grito”, e será a primeira parte do plano de melhorar a parte técnica do jogo, especialmente para quem enfrenta problemas de desempenho desde o lançamento.
O foco principal da atualização é a chegada de Gogmazios, um lendário dragão ancião que retorna à série e promete desafiar os caçadores mais experientes. A luta contra Gogmazios é projetada para ser uma das mais épicas até agora, permitindo que até oito jogadores cooperem, com quatro caçadores controlados por jogadores e quatro aliados de suporte — entre eles personagens como Nadia e Fabius — para enfrentar a ameaça colossal. A conclusão da missão especial libera uma quest permanente, ampliando o conteúdo de fim de jogo para grupos que buscam desafios duradouros.
Além do monstro em si, o Title Update 4 acrescenta novas mecânicas e melhorias de progressão: armas Artian de raridade 8 podem ser transformadas em Gogma Artian Weapons com propriedades especiais obtidas dos materiais do Gogmazios, oferecendo bônus e habilidades extras que incentivam a experimentação e personalização. Para caçadores de alto nível (HR 100+), o sistema de Transcendência de armaduras expande o limite de melhoria de equipamentos e aumenta o potencial dos espaços de decoração, uma adição importante para aqueles que maximizam builds.
A atualização também introduz novos monstros como o colossal Jin Dahaad e quests de alta dificuldade que combinam múltiplos inimigos poderosos, com recompensas exclusivas para quem completar os desafios sob condições rigorosas.
Do lado técnico, o update que chega simultaneamente com o conteúdo de dezembro promete implementar mais de 100 melhorias de desempenho, endereçando uma das maiores críticas feitas à versão de PC desde o lançamento. Esse pacote de otimizações abrange ajustes profundos em CPU e GPU, redistribuição de cargas de frame, revisão de detecção de colisões, redução de efeitos simultâneos e eliminação de processamento desnecessário — tudo com o objetivo de melhorar a fluidez e estabilidade geral do jogo em diversas situações. A meta da Capcom é aliviar gargalos que muitos jogadores relataram desde a estreia do jogo, refinando o código para oferecer um incremento de performance substancial e mais consistente em PCs.
A atualização mostra que a Capcom está empenhada em responder às demandas da comunidade de Monster Hunter Wilds com ações concretas, reforçando a base de conteúdo com monstros e mecânicas fortes e, ao mesmo tempo, sanando lacunas de desempenho que impactaram a recepção crítica e a experiência de jogo em certas plataformas.
Na semana passada, o diretor do jogo comentou que sua equipe reconhecia as críticas do público, principalmente sobre o jogo ser fácil demais, e estava trabalhando para remediá-las nas próximas atualizações. Críticas essas que resultaram em um abandono gradual de Monster Hunter Wilds em favor dos jogos anteriores da série, ligando um sinal de alerta na equipe de desenvolvimento.
A última apresentação de resultados financeiros da Capcom em outubro mostrou Monster Hunter Wilds perdendo boa parte de sua tração desde que estabeleceu um novo recorde de vendas no lançamento. Como consequência, as ações da empresa amargaram uma queda de cerca de 16% nos últimos seis meses.