CEO da Sony, Kaz Hirai vai deixar o cargo em abril

A Sony anunciou que Kaz Hirai deixará o cargo de CEO do grupo em abril. Ele será substituído pelo atual CFO Kenichiro Yoshida e assumirá o cargo de Chairman, uma posição mais simbólica que executiva na hierarquia da Sony.

Hirai ficou conhecido do público gamer quando comandou a divisão PlayStation na década passada. O executivo apresentou por várias vezes as conferências da Sony na E3 e rendeu memes, como quando anunciou com falso entusiasmo um novo Ridge Racer para o PS3. Ao assumir o comando da Sony, Hirai promoveu grandes mudanças que tiveram ótimos resultados e tiraram a empresa de uma posição de crise para uma situação mais confortável, sendo o PlayStation 4 um de seus maiores sucessos recentes.

“Desde a minha nomeação como presidente e CEO em abril de 2012, afirmei que minha missão era garantir que a Sony continue sendo uma empresa que oferece aos clientes o kando – que significa emocionar – e inspira sua curiosidade”, Hirai disse em um comunicado. “Para este fim, eu me dediquei a transformar a empresa e aumentar sua rentabilidade e estou muito orgulhoso de que agora, no terceiro e último ano do nosso atual plano corporativo de médio alcance, prevemos superar nossos objetivos financeiros. Isso me anima para ouvir mais e mais pessoas se entusiasmarem com o fato de a Sony estar de volta”.

“À medida que a empresa se aproxima de uma conjuntura crucial, quando embarcaremos em um novo plano de alcance médio, considero que este é o momento ideal para passar o bastão de liderança para uma nova gestão, para o futuro da Sony e também para eu mesmo embarcar em um novo capítulo da minha vida”, acrescentou. “O meu sucessor, Kenichiro Yoshida, me apoiou de perto desde que retornou à Sony em dezembro de 2013, contribuindo amplamente para além de sua missão como CFO e atuando como confidente e parceiro de negócios, enquanto assumimos o desafio de transformar a Sony juntos. O Sr. Yoshida combina uma mentalidade profundamente estratégica com uma determinação implacável para alcançar alvos definidos e a capacidade de assumir um ponto de vista global. Creio que ele possui a amplitude de experiência e perspectiva, bem como as qualidades de liderança inabaláveis ​​necessárias para gerenciar a diversidade de negócios da Sony, e como tal, é a pessoa ideal para encaminhar a empresa para o futuro. Como presidente, obviamente irei oferecer meu total apoio ao Sr. Yoshida e à nova equipe de gerenciamento e faço tudo para facilitar uma transição suave e garantir seu futuro sucesso”.

Segundo fontes da revista Variety, a decisão de Hirai foi motivada por cansaço da rotina de viagens incessantes nos últimos seis anos. Ele agora pretende passar mais tempo com a família em sua casa na Califórnia.

TTT